Trojany

(ultima atualização em maio/2024)

Icó, CE, 1993
Vive e trabalha em Fortaleza, CE

Participante do Prêmio PIPA 2024

Trojany nasce em Icó, interior cearense, região fronteira entre Rio Grande do Norte e Paraíba, cresceu entre os açudes, os rios e as roças. É artista visual, arte educadora e designer. Atua produzindo reflexões na intersecção entre tecnologia, arte e ancestralidade, criando ambientes de exposição virtual, sites, objetos em modelagem tridimensional, filmes e performance. 

Constrói uma pesquisa que se bifurca em tentáculos, por um lado, olha para os recursos hídricos no Ceará e a dinâmica de sobrevivência e transformação que se instaura em volta desses espaços de água. Por outro, observa as dinâmicas entre corpo, máquina, memória, arquivos digitais e internet. 

Seus primeiros trabalhos são dentro do audiovisual com os filmes Santa Porque Avalanche e Antes da Encanteria,  depois elabora outros suportes e possibilidades de atuação, especialmente a web arte e a performance. Surgem obras como Jacarecangoscópio, Tumba, PYX-UN.A, Morango do nordeste, trabalhos que dão uma curva para outro caminho de expressão.

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o PIPA 2024:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA