Samuel Macedo



Artista participando do PIPA Online 2024. Para votar clique no botão "Vote Aqui".

Dúvidas?

(ultima atualização em julho/2024)

Crato, CE, 1984
Vive e trabalha em Crato, CE

Participante do Prêmio PIPA 2024

Fotógrafo e viajante, Samuel Macedo é um cearense do mundo. Ainda menino descobriu sua fascinação pela imagem por meio de seu avô, inventor nato de traquitanas fantásticas que, em sua oficina, gestou a primeira câmera de Samuel, uma pin hole. Sua formação teve início na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, mas foi observando os muitos personagens que povoam seu território e andando nas margens que aprendeu a flagrar o etnográfico e o poético, percebendo em traços e gestos narrativas das gentes do Brasil a fora. 

Em 2023, inaugurou sua primeira exposição individual, Encantarias Cariri. Com retratos de mestres e mestras do Cariri cearense, a mostra teve curadoria de Bitú Cassundé e Fabiana Barbosa. Também integrou a mostra Terra em Transe, com curadoria de Diógenes Moura. As produções, ambas expostas no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, apresentaram, respectivamente, o ofício e a vida de detentores de saberes da região e a manifestação do reisado de caretas, tema no qual tem se aprofundado em sua obra.

Por mais de cinco anos, Samuel visitou as regiões do país com o projeto Infâncias, criado pelas jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret, que possibilitou intercâmbios entre crianças de distintas realidades – urbanas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Como desdobramento do trabalho, foi produzido o livro Terra de Cabinha, vencedor do prêmio Jabuti 2017, e o curta Meninos e Reis, premiado como melhor documentário pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis em 2016.

Registrando as expressões musicais da cultura popular pelo Brasil, Samuel também integra o projeto Mestres Navegantes desde 2011, idealizado por Betão Aguiar. Na oportunidade vem gerando um amplo acervo de imagens e registros audiovisuais. Atualmente, a iniciativa é considerada um dos maiores acervos artísticos da cultura popular brasileira.

Site: www.samuelmacedo.com

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2024:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA