Ricardo Tokugawa

(ultima atualização em agosto/2023)

São Paulo, SP, 1984
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Indicado ao Prêmio PIPA 2023

Ricardo Tokugawa nasceu em São Paulo, é neto de imigrantes de Okinawa (ilhas ao sul do Japão) e possui em seu percurso uma mistura de três culturas: brasileira, okinawana e japonesa. É formado em engenharia e fotografia e seu trabalho artístico contempla a busca de um enfrentamento pessoal, um olhar para sua ancestralidade e um processo de investigação da família e da casa. Em seu trabalho, propõe que através de reconhecimentos e estranhamentos possamos olhar para nossas próprias questões identitárias e tradições, que não cessam de se mover e renovar. Fruto dessa pesquisa, em 2021 publicou seu primeiro livro, “Utaki”, pela editora brasileira Lovely House.

Realizou exposições coletivas no Brasil e na França e entre os prêmios, incluem o Prêmio de Melhor Edição | Festival FELIFA, Argentina (2021) e o Prêmio Lovely | Festival Imaginária, Brasil (2021). Em 2020 foi um dos fotógrafos participantes do programa Arte na Fotografia do canal Arte1 e em 2022 participou junto com a agência Magnum Photos Paris do programa de gestão de legados fotográficos da União Européia e prestou assistência para o fotógrafo Gueorgui Pinkhassov, membro da mesma agência.

Site: www.ricardotokugawa.com

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA