(ultima atualização em fevereiro/2021)
Na décima primeira edição do PIPA Online, Isael Maxakali foi o vencedor da categoria virtual com 4.191 votos. Foram contabilizados, no total da edição, 33.038 votos, distribuídos entre os 56 participantes, um recorde de todas as edições do PIPA Online. O artista vencedor foi premiado com uma doação de R$15 mil após a campanha que movimentou outros artistas indígenas nas redes sociais, como Denilson Baniwa, Jaider Esbell e Arissana Pataxó (vencedores do PIPA Online de edições passadas).
Regulamento
Assim como nas edições anteriores, o PIPA Online acontece em dois turnos. Apenas os artistas que conquistarem o mínimo de 500 votos no 1º turno são classificados para o 2º. Ao final do 1º turno os votos são zerados e a contagem recomeça no 2º turno.
Em 2020, será usado o mesmo sistema de votação do último ano, com o objetivo de tornar o processo mais seguro e controlado, através do email. É simples: ao clicar no botão “votar” na página do artista escolhido, o visitante deverá informar seu email, para onde será enviado um código de verificação. Após copiar e colar o código no campo da janela de votação no site, será necessário confirmar um captcha (uma simples pergunta de segurança) e então seu voto primeiro voto de três é registrado no sistema.
O sistema de três votos mínimos obrigatórios, estabelecido em 2018, continua em vigor esse ano para o primeiro turno apenas. Uma vez tendo validado seu email no primeiro voto, o visitante não precisará refazer o processo de verificação de email para os votos seguintes – basta entrar na página dos artistas escolhidos e clicar em “votar” que seu voto será automaticamente contabilizado.
Caso apenas um artista receba 500 votos no primeiro turno, ele será declarado vencedor e não haverá um segundo turno. Caso nenhum artista receba 500 votos no primeiro turno, não haverá vencedor.
O modelo de premiação do PIPA Online 2020 será mantido como em 2019, premiando apenas um artista: o vencedor será o artista mais votado ao final do 2º turno e recebe uma doação de R$ 15.000,00. O artista vencedor deverá doar uma obra para o Instituto PIPA, a ser escolhida em comum acordo entre o artista e a coordenação do Instituto PIPA.
Calendário 2020
26 de julho – Início do 1º turno do PIPA Online
02 de agosto – Término do 1º turno do PIPA Online
16 de agosto – Início do 2º turno do PIPA Online
23 de agosto – Término do 2º turno do PIPA Online
24 de agosto – Anúncio do vencedor do PIPA Online
Como votar
Assista ao tutorial abaixo para aprender a votar nos seus artistas favoritos no PIPA Online 2020. Lembre-se: é necessário votar em ao menos 3 artistas para que seus votos sejam computados.