PRÊMIO PIPA
O Prêmio PIPA é uma iniciativa do Instituto PIPA . Foi criado em 2010 para ser o prêmio brasileiro de maior destaque nas Artes Visuais. De 2010 a 2018, o PIPA teve uma parceria com o MAM-Rio, onde aconteceram as exposições dos finalistas. Cada um dos quatro finalistas de cada ano doou uma obra para a coleção de arte contemporânea do museu. Em 2019, a exposição foi realizada na Villa Aymoré, no Rio de Janeiro. Em 2020, devido à pandemia de Covid 19, a exposição não pôde acontecer. Os quatro finalistas foram anunciados vencedores. Desde 2021, as exposições do Instituto PIPA são lançadas no Paço Imperial.
MISSÃO
O Prêmio foi criado com o objetivo de promover a arte e os artistas brasileiros, estimulando a produção artística contemporânea nacional; motivando e apoiando novos (mas não necessariamente jovens) artistas brasileiros; além de ser um modelo alternativo para o terceiro setor.
OBJETIVO
O objetivo do PIPA é premiar e dar visibilidade aos artistas que foram destacados por suas obras e que já são conhecidos no cenário artístico brasileiro. Não se trata de revelar novos artistas. É um prêmio.
Não há inscrições para concorrer ao Prêmio. Os artistas que participam do Prêmio são indicados pelo Comitê de Nomeação, que muda anualmente.
É realizado anualmente e qualquer artista com obras em qualquer mídia pode ser indicado, sem restrições de idade.
PRÊMIOS
- Artistas Premiados do PIPA = cada um dos quatro artistas recebe uma doação de R$20.000.
- Vencedor do PIPA Online = Os dois artistas mais votados ao final do segundo turno recebem R$ 5.000,00 cada um.