Ícaro Lira

(ultima atualização em setembro/2020)

Fortaleza, CE, 1986.
Vive e trabalha em Fortaleza, CE.

Representado pela Galeria Jaqueline Martins (BR) e Salle Principale (França)

Indicado ao PIPA 2015, 2016, 2018 e 2019.

Artista Visual, Editor e Investigador, Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) e Montagem e Edição de Som, pelo Instituto de Cinema Darcy Ribeiro (RJ) e Cinema e Vídeo na Casa Amarela, Universidade Federal do Ceará (CE) e participou do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes (CE) e do PIMASP, Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo (SP).

Nos últimos anos, vem analisando as implicações e os desdobramentos de atos políticos da História Brasileira através de um trabalho documental, arquivista, arqueológico e de ficção. Suas exposições apresentam estruturas similares a pequenos “museus”, onde reúne diversos fragmentos esquecidos, produzindo um sistema de objetos que articula materiais artísticos e não-artísticos, e um conjunto de ações não necessariamente confinadas a um objeto artístico, mas dispersas em exposições, livros, oficinas, debates e caminhadas.

Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2016:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA