Fortaleza, CE, 1979.
Vive e trabalha entre Brasil e Portugal.
Trabalha com vídeo, fotografia, instalação e performance, pesquisando e experimentando as relações de corporificação, trajetividade e co-presença entre singularidade, entorno, habitação e deslocamento. Sua trajetória artística se desdobra numa constante atenção às reciprocidades entre corpo e lugar. Adicionalmente, uma atenção ao Outro a tem levado a considerar o aspecto colaborativo do trabalho artístico, através de proposições nas quais a materialidade da conversa e da convivência é explorada em imagens-paisagem que se constroem como convites ao atravessamento e à habitação.
Formação Artística
2014 Mestrado em Arte Multimédia – Performance e Instalação na Universidade de Lisboa, Portugal.
2009 Especialização em Audiovisual e Meios Eletrônicos na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.
2004 Graduação em Arte Visuais na Faculdade da Grande Fortaleza, CE.
Exposições
Em 2015 recebeu indicação ao 5º Prêmio Marcantonio Vilaça integrando a mostra no MAC – Museu de Arte Contemporânea (São Paulo, SP) e participou da exposição “Territórios” na Fundación ACE (Buenos Aires, Argentina).
Em 2014 participou da “FRESTAS” – Trienal de Arte no Sesc Sorocaba (São Paulo); Programa Residência Artística no Exterior pela Embaixada do Brasil na Fundación ACE (Buenos Aires, Argentina) e das exposições: “Performatus#1” na Central Galeria (São Paulo, SP); “A invenção da Praia”, Paço das Artes (São Paulo, SP); “Do Valongo à Favela: imaginário e periferia” no Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, RJ); “Carneiro” no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, CE).
Em 2013 recebeu o Prêmio Illy SustainArt Brasil, SP Arte (São Paulo, SP). Participou da exposição “Metrô de Superfície” no Centro Cultural SP (São Paulo, SP); “Dos Percursos e Das Poesias” no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, CE); “Mostra Nordeste” no Museu Murilo La Greca (Recife, PE); “Amplitude” no Dança no Andar de Cima (Fortaleza, CE); “XVII Unifor Plástica” no Espaço Cultural Unifor (Fortaleza, CE); “Acervo Aberto e Obra Aberta” no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, CE) e Residência Consolo Guimarães Capital da Cultura no CICP Domínicas (Guimarães, Portugal).
Em 2012 realizou sua segunda exposição individual, na Galeria Laura Marsiaj (Rio de Janeiro, RJ); participou da exposição “Trasnperformance” na Oi Futuro ( Rio de janeiro, RJ) e colaborou com os artistas José Chaves e Gemma Noris na Residência Artística Piso Instável (Lisboa, Portugal).
Em 2011 participou da exposição “a A4o do Equador” no Ateliê 397 (São Paulo, SP); “Caos e efeito” no Itaú́ Cultural (São Paulo, SP) e “Cinema de pequenos gestos: (Des) Narrativas” no Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza, CE).
Em 2010 integrou o Programa de Aprofundamento da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro, RJ). Participou das exposições: “Entre-vistas” no Parque Lage (Rio de Janeiro, RJ); “Focus Brasil” na Galeria Moro (Santiago, Chile); “Sala de Estar” no Lugar a Dudas (Cali, Colômbia); “Tempo Festival das Artes” no Oi Futuro (Rio de Janeiro, RJ) e “Paisagens Transpostas” no Museu Murillo La Greca (Recife, PE).
Em 2009 colaborou com as artistas Simone Barreto e Marina de Botas no projeto “Temporada”, selecionado pelo Salão de Abril (Fortaleza, CE), e participou das seguintes exposições coletivas: “Teu corpo em paisagem” no Ateliê Aberto (Campinas, SP), de “Cartas Trajetos” na Usina Cultural Energisa (João Pessoa, PB); “Alcova” na Galeria Laura Marsiaj (Rio de Janeiro, RJ) e “Rosa dos Ventos” Funarte (Brasília, DF).
Em 2008, realizou sua primeira exposição individual, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza, CE), participou da ARCO, em Madri (Espanha), e do “Circuito Intensivo”, no Alpendre (Fortaleza, CE).
Em 2007 participou do “Panorama da Arte Brasileira”, MAM (São Paulo, SP); da Verbo, na Galeria Vermelho (São Paulo, SP), da exposição “Quase Nordeste”, na Galeria Oeste (São Paulo, SP) e do Salão de Abril (Fortaleza, CE).
Em 2005/2006 integrou os programas da Bolsa de Arte do Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, MG), e do Rumos Visuais, do Instituto Itaú́ Cultural (São Paulo, SP).
Outras exposições de destaque: 2006 – “Centrocidades”, no Centro Cultural BNB (Fortaleza, CE); “De um lugar a outro”, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, CE); 2005 – Salão Arte Pará, Museu do Estado do Pará (Belém, PA); 2004 – Salão de Arte Contemporânea de Sobral (Sobral, CE); “Experimental”, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, CE); 2003 – I Bienal Ceará América, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, CE) e 2002 – “Ainda Gravura”, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, CE).
Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2011:
Video feito pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2010: