Thiago Rocha Pitta

(ultima atualização em março/2020)

Tiradentes, MG, 1980.
Vive e trabalha em São Paulo, SP.
Representado pelas galerias Casa TriânguloMillan, A Gentil Carioca , Marianne Boesky Gallery  e Andersen’s Contemporary.

Finalista do PIPA 2012.
Indicado ao PIPA em 2010 e 2011.

Começa a mostrar seus trabalhos em 2001, com intervenções ao ar livre. Desde o início sua obra busca uma relação íntima com a natureza. Pode-se dizer que em seus trabalhos a natureza é uma espécie de co-autora. Este aspecto fica evidente em obras como Homenagem a William Turner, um vídeo de um pequeno barco pegando fogo, ou ainda no espelho/plataforma construído sobre um abismo, em que o público é convidado a andar sobre o reflexo do céu. O artista possui ainda uma larga produção de pinturas e aquarelas, sempre buscando na linguagem estados poéticos para a matéria e suas mutações.

Thiago Rocha Pitta cresce na cidade histórica de Tiradentes e muda-se, quando adolescente, para a cidade serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Passa a viver na cidade do Rio em 1999, quando estuda artes na UFRJ, não concluindo o curso. Além de estudar filosofia e estética em cursos livres. Em 2004 foi contemplado com o prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça. Integrou a 5° Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS, 2005. Vem expondo sua obra em diversas cidades do mundo.

Vídeo produzido pela Matrioska Filmes, exclusivamente para o PIPA 2011:


Posts relacionados



Videos relacionados




O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA