(ultima atualização em maio/2022)
Campo Grande, RJ, 1994.
Vive e trabalha entre Rio de Janeiro, RJ e Paris, França.
Representada por Casa Triângulo, SP
Indicada ao Prêmio PIPA 2017, 2020 e 2021.
Lyz Parayzo é uma escultora brasileira que trabalha também com performance, joalheria e audiovisual. Estudou licenciatura em artes cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Artes Visuais na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2019, mudou-se para Paris para iniciar um processo de especialização no programa de Mestrado da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts. Sua obra já foi exposta nos mais importantes museus do Brasil como Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Instituto Tomie Ohtake, Instituto Moreira Salles e Museu de Arte do Rio. Seus trabalhos fazem parte das seguintes coleções públicas: MAC – Niterói, Casa de Cultura da América Latina (UNB), MASP, MAR e Pinacoteca de São Paulo.
Site: lyzparayzo.com
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes, exclusivamente para o Prêmio PIPA 2021:
Casa França-Brasil “Bixa Presente e Unha Navalha #2” – Lyz Parayzo, 2017. Duração: 4’35”
“Fato-Indumento”, PUC-Rio, 2016. Duração: 15’14”
“Fato-Indumento”, EAV, 2016. Duração: 14’06”
Sobre os trabalhos
– “Manicure Política”, 2016 – 2019
Ação ao vivo. Instauração, pintura das unhas como proposta performativa em que o corpo é o motor da obra e seu dispositivo de ativação. Um salão é montado, o Salão Parayzo, e voluntários são convidados a pintar suas unhas apenas com esmaltes cor de rosa pela artista. A manicura não quer só criar uma imagem a partir da repetição da ação de pintar unhas, mas reconfigurar as tecnologias cisgêneras que circunscrevem nossos corpos. A cor se torna vírus, diminuto infeccioso que não tem capacidade metabólica autônoma, mas que ganha vida e força contra luz à performatividade do rosa. Terminada a cor, acabou a obra.
Formação
2019
– Cursou um semestre na Beaux-Arts de Paris
2016
– Artes Visuais, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ
2013
– Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ
Exposições individuais
– “Mercredis Art Party”, Galeria Espace L, Genebra, Suíça
– “Lyz 40°”, Galeria Vila Aymoré, Rio de Janeiro, Brasil
– “Quem tem medo de Lyz Parayzo?”, Galeria Verve, São Paulo, Brasil
Exposições coletivas
2019
– “Estratégias do feminino”, curadoria de Fabrícia Jordão, Daniela Thomas e Rita Sepúlveda Faria, Santander Cultural, Porto Alegre, RS
– “Histórias Feministas”, curadoria de Isabella Rjeille, Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo, SP
– “Anuário”, curadoria de João Ribas e José Maia, Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal
– “O corpo além do corpo”, curadoria de Carollina Lauriano, Espaço Ponder 70, São Paulo, SP
– “Passeata”, curadoria de Isabel Portella, Galeria Simone Candineli, Rio de Janeiro, RJ
– “Jungle Juice”, Casa da Luz, São Paulo, SP
2018
– Prêmio EDP, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP
– “Tensões Contidas”, PUC-SP, São Paulo, SP
– “Falo Mágico”, curadoria de Camila Yunes, Galeria Lamb Arts, São Paulo, SP
– “Adorno Politico”, curadoria de Tales Frey, Maus Hábitos, Porto, Portugal
– “Mulheres na Coleção do MAR”, Museu de Arte do Rio, Rio de janeiro, RJ
– “Interstícios. Átomos”, curadoria de Manoela Medeiros e Romain Dumesnil, Rio de Janeiro, RJ
– “Vozes Agudas”, curadoria de Carollina Lauriano, Studio 397, São Paulo, SP
– Mostra de performance “Verbo”, Galeria Vermelho, São Paulo, SP
– “A retomada da imagem será a presença”, curadoria de Agrippina Manhattan, Galeria Oriente, Rio de Janeiro, RJ
– “Faça Você Mesm_”, curadoria de Alexandre Sá, Mesa, Rio de Janeiro, RJ
2017
– “P I M I G”, curadoria de Nancy Betts, Galeria Tato, São Paulo, Brasil
– “Histórias da Sexualidade”, curadoria de Adriano Pedrosa, Camila Bechelany, Lilia Schwarcz e Pablo Leon de La Barra, Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo, SP
– “Os corpos são as obras”, curadoria de Guilherme Baderna e Pablo Leon de La Barra, Largo das Artes, Rio de Janeiro, RJ
– Inauguração do Sesc 24 de Maio, Sesc 24 de Maio, São Paulo, SP
– Mostra “Performatus #2”, curadoria de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey, SESC Santos, São Paulo, SP
– “Imersões”, curadoria de Cadu, Marisa Flórido, Efrain Almeida e Marcelo Campos, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, RJ
– “Abre Alas 13”, curadoria de Maria Laet, Marcio e Mara Fainziliber e Bernardo de Souza, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ
– “Experiência n6 – Uterotopias”, curadoria de Leonardo Bertolossi, Espaço Mesa, Rio de Janeiro, RJ
2016
– “2 Gran Bienal Tropical”, curadoria de Marina Reyes Franco, Radames Juni Figueroa, Jesús Bubu Negrón y Pablo Leon de la Barra, Porto Rico
– “Bem Me Cuir”, curadoria de Sara Panamby e Felipe Espindola, Centro Municipal Laurinda dos Santos, Rio de Janeiro, RJ
– “Descamada”, curadoria de Gabriel Moraes de Aquino e Bárbara Morais, Antiga Fábrica da Bhering, Rio de Janeiro, RJ
– “A emergência do Contemporâneo: Vanguarda no Japão 1950 -1970”, curadoria de Pedro Erber, Como performer do coletivo carioca Seus Putos, Com registros da ação “Operação Lava ALERJ”, releitura da performance “Street Cleaning Event” (1964) do coletivo Japonês “Hi Red Center”, Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ
– “Experiência n6 – Compasso Binário”, curadoria de Analu Cunha, Espaço Mesa, Rio de Janeiro, RJ
– Almoço performático “La Boca com Lyz Parayzo”, curadoria de Camila Rocha Campos e Thelma Vilas Boas, Capacete, Rio de Janeiro, RJ
– “Noites Performáticas”, curadoria de Fernando Codeço, Galeria Índica Arte e Design, Rio de Janeiro, RJ
– “Da Urgência de Cada Um”, curadoria de Alexandre Sá e João Modé, Despina/ Largo das Artes, Rio de Janeiro, RJ
– “Mostra de verão: Videoarte e videoinstalação”, curadoria de Analu Cunha, Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho/Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
2015
– “Bem Me Cuir”, curadoria de Filipe Espinola e Sara Panamby, Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ
Performances Ao Vivo/ Instaurações/ Ocupações
2019
– Ação “Manicure Política”, Mostra de performance Ipêrformatico, Mato Grosso do Sul
2018
– Ação “Manicure Política” , Maus Hábitos, Porto, Portugal
– Ação “Manicure Política”, SESC Santana, São Paulo, SP
– Performance “Fato-Indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, SESC Bauru, São Paulo, SP
– Performance “Fato-Indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, SESC Avenida Paulista, São Paulo, SP
– Ação “Manicure Política”, Pivô, São Paulo, SP
– Ação “Putinha Terrorista #5”, Galeria Vermelho, São Paulo, SP
2017
– Ação “Manicure Política”, SESC Araraquara, São Paulo, SP
– Ação “Slut Terrorist #4”, intervenção durante a exposição “Histórias da sexualidade”, MASP, São Paulo, SP
– Ação “Garota Banana”, intervenção paralela à exposição Prêmio PIPA, Museu de Arte Moderna, Rio de janeiro, RJ
– Ação “Manicure Política”, inauguração do SESC 24 de Maio, São Paulo, SP
– Performance “Fato-indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, exposição “Mostra Performatus”, curadoria de Tales Frey e Paulo Aureliano da Mata, SESC de Santos, Rio de Janeiro, RJ
– Ação “Manicure Política”, exposição “Mostra Performatus #2”, curadoria de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey, SESC de Santos, São Paulo, SP
– “Manicure Política”, exposição “VIVA AIMBÊRE, VIVA!”, curadoria de Maurício Ruiz, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ
2016
– Ação “Manicure Política”, curadoria de Alexandre Sá, Cofre Casa França, Rio de Janeiro, RJ
– Ação “Manicure Política”, exposição “Esforços #3” – mostra de performances, curadoria de Caio Riscado e Lucas Canavarro, Olho da Rua, Rio de Janeiro, RJ
– Ação “Manicure Política”, Mostra Cena Experimental, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
– Ação “Operação Lava Alerj” do coletivo Seus Putos, curadoria de Pedro Erber, Escadaria da ALERJ, Rio de Janeiro, RJ
– Ação “Manicure Política”, Capacete, Rio de Janeiro, RJ
– Ação “Manicure Política”, ação paralela à exposição “Permanências e Destruições”, ocupação de um dos cômodos do 35° andar, com o Salão parayzo, da Torre Abraham Lincoln (Torre H), Rio de Janeiro, RJ
– Instauração “Parayzo Carioca”, ação Paralela à exposição “Abre Alas 12”, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ
2015
– “Fato-indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, Exposição da Urgência de Cada Um, curadoria de Alexandre Sá e João Modé, Despina/Largo das Artes, Rio de Janeiro, RJ
– Performance “Putas Maravilhas em: GENTRIFICADO” do Coletivo Seus Putos, ação durante a abertura do Museu do Amanhã, Praça Mauá, Rio de Janeiro, RJ
– Performance “Operação Lava Daros” do Coletivo Seus Putos, Casa Daros, Ação paralela a exposição “Fíccion e Fantasía – Arte de Cuba”, Rio de Janeiro, RJ
– Performance “Fato-indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, Galeria Tato, São Paulo, SP
– Performance “Fato-indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro, RJ
– Performance “Fato-indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, Mostra Cena Experimental, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
– Performance “Fato-indumento” de Lyz Parayzo e Augusto Braz, ação paralela à exposição “Quarta Feira de Cinzas ” da curadora visitante Luísa Duarte, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ
– “Putinha Terrorisrta”, ação paralela a exposição “A Mão Negativa” do curador visitante Bernardo José de Souza, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ
– Instauração “Secagem Rápida”, ocupação do banheiro da EAV Parque Lage durante o vernissage da exposição “Encruzilhada” do curador visitante Bernardo Mosqueira, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ
– Instauração “Experiencia n2: Apocalipse” de Augusto Braz, Lyz Parayzo e Vinicius Davi, Drag Attack, Espaço És Uma Maluca, Rio de Janeiro, RJ
– Performance “Vibrátil” de Augusto Braz, Rebola, curadoria de João Penoni, Rio de Janreiro,
2014
– Performance “Idílio” de Augusto Braz, Exposição Motirõ, curadoria de Coletivo Vo Pixá Pelada, Hotel e Spa da Loucura (Instituto Municipal Nise da Silveira), Rio de Janeiro, RJ
– Performance “Fato, Indumento, Induto, Roupa, Traje, Trajo, Veste, Vestimenta e Vestuário” de Augusto Braz e Lyz Parayzo, Ateliê da Performance, curadoria de Eloisa Abrantes, Instituto de Artes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ
Residências
2018
– Pivô Pesquisa, SP, Brasil [maio – agosto]
– Fundação Armando Alvares Penteado, SP, Brasil [fevereiro – abril]
2017
– Despina, RJ, Brasil [maio – junho]
– Selecionada para o programa Arte e Ativismo na América Latina
Prêmios
2020
– Indicada ao Prêmio PIPA 2020
2018
– Finalista do Prêmio EDP das Artes
– Nomeada ao Cins
2017
– Indicada ao Prêmio PIPA 2017
Coleções
– Museu de Arte de São Paulo (MASP)
– Museu de Arte do Rio (MAR)
– Museu de Arte contemporânea (MAC) de Niterói
Formação complementar
2018
– Acompanhamento de projeto, Instituto Tomie Othake, Cood.: Pedro França e Paula Myada.
2017
– “Antropologias da Arte”, Centro Cultural da Justiça Federal, Coord.: Nina Vicente e Leonardo Bertolosse
2016
– “Videoarte”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.: Analu Cunha
– “Videoinstalação”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.: Analu Cunha
– “Montagem de exposição”, Casa França-Brasil, Coord.: Victor Lorenzetto
– “Imersões Poéticas”, Casa França-Brasil, Coord.: Cadu Costa, Efrain Almeida e Marcelo Campos
2015
– “Teorias da Arte”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.: Fernando Cocchiarale
– “Práticas Artísticas Contemporâneas – nível 1”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.: Lisette Lagnado
– “Programa Curador visitante”, Escola de Artes visuais do Parque Lage, Coord.: Daniela Labra e Marta Mestre
– “Curso de Formação de Mediadores I Laboratório do Amanhã”, Museu de Arte do Rio, Coord.: Clarissa Diniz. Com Gleyce Kelly Heitor, Guilherme Teixeira, Karen Aquini.
2014
– “Crítica, Criação e Circuitos – Instâncias da Arte Contemporânea Brasileira”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.: Ivair Reinaldim
– “Arte no Brasil – Do Moderno ao Contemporâneo”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.:Guilherme Bueno
– “Capacitação de Mediadores”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.: Tania Queiroz, Maria Tornaghi e Cristina de Pádula
2013
– “Fundamentação”, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Coord.: Cristina de Pádula, Alexandre Dacosta e Ivair Reinaldim
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes, exclusivamente para o Prêmio PIPA 2020:
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes, exclusivamente para o Prêmio PIPA 2017:
Documentário “Lyz Parayzo Artista do Fim do Mundo”, 2020. Duração: 15’27”
Ícaro Vidal entrevista Lyz Parayzo, 2019. Duração: 39’34”
Documentário “Parayzo”, 2017. Duração: 10’31”
“MiX Education . um concurso sobre sensualidade e educação”, 2017. Duração: 2’00”
Lisette Lagnado e Bernardo Mosqueira falam sobre a retirada de “Secagem Rápida” da exposição “Encruzilhada”, 2016.
Duração: 12’15”
O artista Maurício Dias fala sobre o trabalho “Secagem Rápida”, 2016. Duração 2’33”
Entrevista para o Canal Arte, 2015. Duração: 15’55”
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