Lucia Koch

(ultima atualização em julho/2016)

Porto Alegre, RS, 1966.
Vive e trabalha em São Paulo, SP.

Indicada ao PIPA 2011.

No início dos anos 90, Lucia Koch começa a realizar intervenções em espaços domésticos iniciando uma prática que se algum tempo depois se estenderia também a espaços institucionais. Participou do projeto coletivo Arte Construtora, que aconteceu de 1992 a 1996, ocupando casas, parques, e uma ilha, com projetos concebidos para os espaços e situações encontrados.

Seus trabalhos são estados alterados do lugar e respondem a um contexto e uma arquitetura dados, usando filtros que atuam sobre a luz própria de cada ambiente, e afetando o sujeito que o frequenta. Imprimindo gradientes de cor em materiais translucidos ou recortando superficies que são usadas em janelas, claraboias ou fachadas, cria aparatos de comunicação entre dentro e fora, um sujeito e outro. Segundo o crítico e curador Moacir dos Anjos, Lucia Koch “reorganiza a compreensão visual de espaços, faz uso da luz para atingir seu intento e estabelece um sentido público para o trabalho, seja pela negociação envolvida em seu processo, seja pelo desconcertante efeito que ele causa”.


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA