Joana Traub Csekö

(ultima atualização em janeiro/2018)

Denver, Colorado, Estados Unidos, 1978.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ.

Indicada ao PIPA 2010.

Na prática de Joana Traub, a fotografia torna-se uma forma possível de estar em contato com a sociedade contemporânea, de tornar visível, desvelar, através da captação e do subsequente engendramento do real, aspectos de nosso meio circundante tanto físico, quanto simbólico.

O fenômeno urbano é uma constante no trabalho de Joana. A cidade pode ser pensada como a maior realização da humanidade, mas também como limite da espécie, se considerarmos problemas que perpassam a sociedade urbana como superpopulação, pobreza extrema, aquecimento global, violência. Joana se dedica a esta poderosa experiência humana tanto mesmerizante, quanto inquietante. Como coloca a artista: “Estou dentro da cidade, ajudando a formá-la, mas não consigo abarcá-la em sua totalidade. Sou uma observadora atenta.”

 

Vídeo feito pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2010.


Posts relacionados



Videos relacionados




O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA