Todo ano, os quatro finalistas em cada edição devem fazer a doação de uma obra ao MAM-Rio. As doações são uma maneira de contribuir com a expansão do acervo do museu, que já conta com uma rica coleção de arte moderna e contemporânea.
Os vencedores de cada categoria este ano (PIPA, PIPA Voto Popular Exposição e PIPA Online) também doaram uma obra ao Instituto PIPA, o patrocinador do prêmio.
DOAÇÕES A INSTITUTO PIPA PELOS VENCEDORES DE 2017
Bárbara Wagner
A vencedora do PIPA 2017 doou ao Instituto PIPA o filme “Rise”, cujo processo de pesquisa e elaboração se iniciou durante a sua residência na RU, em NY. O filme foi filmado em Toronto, Canadá, em uma estação de metrô recém inaugurada, e investiga o universo musical de um grupo de jovens poetas, rappers e cantores, que representam fatias historicamente marginalizadas da população da cidade.
No filme, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca lançam um olhar sobre estes artistas cuja poética subverte os códigos e signos usuais da indústria norte-americana do rap e do hip hop como a glorificação do crime e da objetificação do corpo feminino.
Éder Oliveira
Éder Oliveira, vencedor do PIPA Voto Popular Exposição 2017, doou um quadro da série “Pixel”. Seu trabalho discute a identidade do homem amazônico através da represenção desses rostos anônimos – que geralmente figuram nas páginas criminais dos jornais de Belém – deslocados do seu contexto de vulnerabilidade e marginalização social.
Jorge Luiz Fonseca
O vencedor do PIPA Online 2017 Jorge Luiz Fonseca conquistou 4101 votos do público no 2º turno do PIPA Online e doou ao Insitituto o trabalho “Tá esperando o que?”.
Musa Michelle Mattiuzzi
A segunda colocada no 2º turno do PIPA Online com 2.965 votos computados foi Musa Michelle Mattiuzi, que doou a fotografia “Para fora do armário? Get in out”.