Natan Dias

(ultima atualização em julho/2024)

Vitória, ES, 1990.
Vive e trabalha em Vitória, ES.

Participante do Prêmio PIPA 2024.

Nasci na Ilha de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Sou um artista multidisciplinar. Atualmente, pesquiso sobre o movimento de confluência dos materiais e suas tecnologias, e o deslocamento da memória no espaço tempo. Essa pesquisa se materializa na escultura, na serigrafia, na escrita e na arte digital. Junto ao ferro e através da geometria, componho, projeto e executo módulos de encaixe e desencaixe.

A construção desses módulos me possibilita, em um futuro, a introdução de novos elementos, sejam por meio de materiais já existentes além do aço, sejam por materiais ainda não existentes que possam surgir. Esse evento futuro é viável devido à tecnologia de encaixe das obras, permitindo que as criações de um ano X possam se encaixar com as obras de um ano Y, reconfigurando-as. Essa investigação começa através de conversas com a minha avó. Ela relata que durante o período de ocupação do bairro onde minha família reside atualmente, ocorriam movimentos constantes de montagem e desmontagem dos barracos devido às inúmeras tentativas da polícia de desocupar a região. Esse movimento de montar e desmontar também se manifesta para mim na expansão das casas, seja por novos membros ou por progresso da família.

Minha formação inclui o Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o curso Técnico em Arte Dramática pela Escola Técnica de Teatro e Dança (FAFI). Além da formação acadêmica, participei pontualmente de exposições notáveis como DOS BRASIS (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil), Encruzilhada das Artes Afro-Brasileira (São Paulo, Belo Horizonte, Brasil) e Nordeste Expandido (Recife, Fortaleza, Brasil), e do 33° Programa de Exposições do Centro Cultural de São Paulo – CCSP (Brasil). Entre as exibições de minhas obras, destaco a exposição permanente da obra monumental Movimento à Tecnologia em parque estadual público (Vila Velha, Brasil).

Site: instagram.com/natan.diias

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2024:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA