Mestre Zimar

(ultima atualização em agosto/2023)

Matinha, MA, 1959
Vive e trabalha em Matinha, MA
Representado pela Lima Galeria

Indicado ao Prêmio PIPA 2023

Eusimar Meireles Gomes, conhecido como Zimar, é brincante de Cazumbá do Bumba meu boi (ou Boi-Bumbá), de modo que incorpora a personagem através das caretas, “máscaras” criadas para paramentar as figuras que portam um amplo vestido com bordados e ornamentos coloridos, e que trazem um badalo na mão — geralmente um sino de boi. Ao acompanhar os Bumbas meu boi de sua cidade, o artista confecciona as caretas — também chamadas de queixos —, que transformam os brincantes em seres mágicos de expressão indizível, combinando, de modo afiado, humor e assombro. Sua prática se inicia na observação da ergonomia de algumas máscaras e seu desconforto no rosto dos brincantes, depois de o artista ter se machucado com um queixo.

Do manejo exímio de materiais diversos encontrados em diferentes lugares — sobretudo PVC, pó de serra, ossos, pedaços descartados de capacetes, motocicletas e bicicletas —, Zimar produz caretas distintas mas que guardam uma linguagem única entre si. “É de noite, sonhando, que eu vejo as caretas, e também nas paredes; vejo nas manchas e marcas do tempo, que se parecem com os bichos. O mofo revela imagens de rostos monstruosos”, em suas palavras.

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA