Maria Vaz

(ultima atualização em agosto/2023)

Belo Horizonte, MG, 1990
Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG

Indicada ao Prêmio PIPA 2023

Maria Vaz é artista visual e pesquisadora, mestra em artes visuais pela EBA/UFMG e bacharel em artes plásticas pela UEMG/Guignard. Em seus trabalhos trata da relação entre memória, esquecimento e imaginário, através de fabulações poéticas, experimentações entre imagem e palavra e o uso de arquivos públicos e familiares. Foi contemplada pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de fotografia, selecionada pelo 10º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e participou de diversas exposições no Brasil e uma individual – “Três Ranchos: más allá del fin del mundo” – em Barcelona.

É membro dos coletivos/plataformas Women Photograph e Mulheres Luz e co-fundadora do duo Paisagens Móveis, em parceria com Bárbara Lissa, – com foco em temáticas que envolvem meio ambiente e ecocrítica -, com o qual realizou a exposição “Quando o tempo dura uma tonelada”, em 2022, parte do ciclo de mostras individuais do BDMG Cultural, publicou, em 2021, o fotolivro “Três Momentos de um Rio” e foi selecionada pelo Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, no mesmo ano.

Site: www.mariavaz.com.br

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA