Mari Nagem

(ultima atualização em maio/2024)

Belo Horizonte, MG, 1984
Vive e trabalha entre Nova Iorque, EUA e São Paulo, SP

Participante do Prêmio PIPA 2024

Mari Nagem é artista multidisciplinar que investiga as transformações do meio através da tecnologia, os estados emocionais na era digital e explora a artificialidade das paisagens a partir das intervenções humanas. Com uma abordagem conceitual, cada material ou mídia utilizados, assim como os esquemas de cores, possui um significado físico, semântico ou simbólico para os projetos. Ao explorar cores fortes, bordas definidas e títulos minuciosamente selecionados, Mari propõe questões existenciais (e virtuais) com certa irreverência.

No último ano, foi contemplada com a menção honrosa no SFER IK Museion no México, com o prêmio da Mostra 3M de Arte, com a bolsa de estudos para artistas no Cold Spring Harbor Laboratory em NY, para uma pesquisa no Centro de Humanidades e Biologia Moderna, e participa também do NYFA Immigrant Artist Program. Em 2022, foi laureada com o primeiro lugar no Prêmio Marcantonio Vilaça, com a Temporada de Projetos do Paço das Artes e com o Ox-Bow Program Fellowship (EUA). Expôs na Bienal Sur, no Museu de Arte Contemporânea de Rosário e na Bienal de Arte Digital no CCSP. Expôs em instituições como SESC, Farol Santander, MIS, Sea Foundation e participou de festivais como o Die Digitale Dusseldorf, Athens Art, FILE, entre outros. Foi artista residente no Museu das Minas e dos Metais, na SomoS Art House em Berlim, em Vatélon, no Uruguai e também na Casa das Caldeiras. Graduada pela UFMG, é Mestre em Artes Visuais pela Haute École d’Art et Design de Genéve. 

Site: marinagem.com/

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o PIPA 2024:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA