(ultima atualização em outubro/2023)
Brasília, DF, 1989
Vive e trabalha em Brasília, DF
Representado pela Referência Galeria de Arte (DF).
Indicado ao Prêmio PIPA 2023
Marcelo Camara é bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Trabalha com pintura e desenho investigando o fazer entre ação e representação, entre a figura e o gesto, utilizando-se de imagens de referência – principalmente da história da arte – de onde partem suas obras. Os trabalhos resultam do olhar para imagens canônicas, numa revisitação que acaba por desfazer aquilo que é conhecido. Seu processo está ligado intimamente ao desejo provocado por aquilo que vê e às possibilidades do gesto, levando a uma espécie de abstração onde os traços, manchas e cores mais sugerem do que definem figuras ou cenas, numa abertura da imagem que faz refletir sobre a própria ideia de representação e sobre a linguagem da pintura. O artista participou de exposições coletivas, como “Do corpo objeto ao animal político”, Arte Londrina 8, UEL/PR (2020), “Entre o tempo e o espaço”, na Galeria Casa/DF (2022), “Sob a luz azul”, A Pilastra/DF (2022). Teve sua primeira exposição individual “Variações” no Espaço Cultural Renato Russo em Brasília/DF, em 2022, que foi no mesmo ano apresentada no Centro Cultural Octo Marques em Goiânia/GO.
Site: www.camaramarcelo.com.br
& instagram.com/marcelocamaradeoliveira/
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:
“Bobos”, 2019. Duração: 4’51”
Sua produção consiste na investigação do fazer da pintura entre ação e representação, entre a figura e o gesto. O artista explora a construção pictórica utilizando-se de imagens de referência – principalmente da história da arte –, de onde partem suas pinturas, em um procedimento ligado intimamente ao desejo de seu olhar e às possibilidades de se pensar a representação. Sua obra, dessa forma, constitui um processamento e uma reflexão acerca da própria linguagem da pintura.
Marcelo Camara é bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, UnB (2023), e graduado em Arquitetura e Urbanismo (2015) pela mesma instituição, tendo participado de programa de intercâmbio na École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg, França (2013-2014). Participou de exposições coletivas, como “Do corpo objeto ao animal político”, Arte Londrina 8, da Universidade Estadual de Londrina (UEL)/PR, com curadoria de Danillo Villa e Michelle Sommer (2020), “Sob a luz azul”, A Pilastra/DF (2022), “Entre o tempo e o espaço”, na Galeria Casa/DF, com curadoria de Carlos Lin Silva (2022). Teve sua primeira exposição individual “Variações” no Espaço Cultural Renato Russo (DF), com curadoria de Rodrigo de Almeida Cruz (2022), exposição que foi no mesmo ano apresentada no Centro Cultural Octo Marques em Goiânia/GO. Atualmente é representado pela Referência Galeria de Arte (DF).
Formação
2017–2023
– Bacharelado em Artes Visuais, Universidade de Brasília UnB/DF
2020
– “Impulsos Poéticos”, curso ministrado por Yná Kabe Rodríguez Olfenza e Gisele Lima, A Pilastra/DF
– “Acompanhamento Crítico”, curso ministrado por Gisele Lima e Mariana Destro, A Pilastra/DF
2013–2014
– Intercâmbio na École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg, França
2008–2015
– Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UnB/DF
Exposições Individuais
2022
– “Variações”, curadoria de Rodrigo de Almeida Cruz, Centro Cultural Octo Marques, Goiânia/GO
– “Variações”, curadoria de Rodrigo de Almeida Cruz, Espaço Cultural Renato Russo, Brasília/DF
Exposições Coletivas
2022
– “Entre o tempo e o espaço”, curadoria Carlos Lin Silva, Galeria Casa, Brasília/DF
– “Sob a Luz Azul”, A Pilastra, Brasília/DF
2020
– “Brasília em Obra”, Galeria Index, Brasília/DF
– “Do Corpo Objeto ao Animal Político”, Arte Londrina 8, curadoria de Danillo Villa e Michelle Sommer, UEL/PR
– “Arte no Apê”, curadoria Yara Maya e Gracilene Bessa, Brasília/DF
Outras atividades
2021
“Um.Artista”, programa do Canal Arte1 sobre o artista realizado por Markus Avaloni, com participações de Alice Lara e Renata Azambuja
“Diálogos Index, Ep. 4 – Marcelo Camara”, 2021. Duração: 4’12”
“Arte Londrina 8, DO CORPO OBJETO AO ANIMAL POLÍTICO”, 2020. Duração: 9’54”
Trabalho de pintura. Reconhecer que a janela que seduz é também superfície que a mão toca, lugar onde o risco habita. Que o desejo de ver faz o desenho. Refaço na tela os caminhos do toque do olhar – inconstante, descontínuo – carregado da tensão do gesto – generoso, hesitante, íntimo. Tenho, então, imagem, que registra e condensa formas, detalhes e fragmentos da experiência. Caminhos abertos, incertos, entrevendo possibilidades de ser.
Posts relacionados