Mano Penalva

(ultima atualização em agosto/2023)

Salvador, BA, 1987
Vive e trabalha em São Paulo, SP
Representado pelas galerias Portas Vilaseca, Simões de Assis e LLANO

Indicado ao Prêmio PIPA 2023

A produção de Mano Penalva parte do deslocamento dos objetos do contexto cotidiano e reflete o interesse do artista pela Antropologia e Cultura Material. Por meio de diferentes mídias como escultura, instalação, pintura, fotografia e vídeo, Penalva propõe novos agrupamentos estéticos a partir das estratégias de venda do varejo, das suas experiências de coleta de histórias e da observação do campo que transita entre a Casa e a Rua. Penalva realça com seus trabalhos a ideia de que a exponencial proliferação de objetos e imagens não se destina a treinar a percepção ou a consciência, mas insiste em fundir-nos com eles.

É bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Frequentou por 7 anos cursos livres de arte do Parque Lage (2005 – 2011). Atualmente, faz parte do Massapê Projetos, plataforma gerida por artistas que possibilita o pensamento e produção de arte sediada em São Paulo, da qual é o idealizador. Nos últimos anos participou de diversas residências artísticas: Casa Wabi – Puerto Escondido (México) 2021, Fountainhead Residency – Miami (EUA) 2020, LE26by / Felix Frachon Gallery – Bruxelas (Bélgica) 2019, AnnexB – Nova Iorque (EUA) 2018, Penthouse Art Residence – Bruxelas (Bélgica) 2018, R.A.T – Residência Artística por Intercâmbio – Cidade do México (México) 2017, Pop Center – Camelódromo Porto Alegre (Brasil) 2017.

Site: www.manopenalva.com

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA