Iah Bahia

(ultima atualização em julho/2024)

São Gonçalo, RJ, 1993
Vive e trabalha em Rio de Janeiro, RJ

Participante do Prêmio PIPA 2024

Trabalha com diferentes materialidades, buscando a forma desde a experimentação, processo e abstração. Desenvolve sua prática-pesquisa com base na observação do espaço habitado e em sua relação transdisciplinar com a matéria-tecido, matéria-lixo, matéria-papel e outros elementos compositivos e transitórios. Suas obras evidenciam tensões e conflitos entre matéria, forma, texturas e planos cromáticos a partir de proposições imaginativas e processuais, convocando o rearranjo das matrizes cartesianas e polinizadoras em poéticas ecossistêmicas. 

Tendo iniciado seus estudos artísticos em cursos livres na Escola de Artes Spectaculu e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, é formada no curso técnico em Design de Moda pela Anhanguera e graduada em Escultura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Como artista selecionada, esteve presente na Elã, residência formativa no Galpão Bela Maré (2022), e no programa de residência do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2020). Participou da coletiva “Vida transbordante e os desenhos do mundo” no Solar dos Abacaxis (2023) e integrou a 33ª edição do programa de exposições do  Centro Cultural de São Paulo ( 2024).

Site: instagram.com/iahbahia

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o PIPA 2024:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA