Iagor Peres

(ultima atualização em setembro/2023)

Rio de Janeiro, RJ, 1995.
Vive e trabalha entre Rio de Janeiro, RJ e Barcelona, Espanha.

Indicado ao Prêmio PIPA 2023.
Artista Premiado Prêmio PIPA 2023

Tenho buscado caminhos para a retirada do corpo das armadilhas da visão e assim, observar outras densidades visíveis e invisíveis que compõem nossas relações no espaço, a fim de pensar criticamente suas agências, formatividade e as maneiras como as enxergamos no mundo. Lidando com o que nos foge o nome e com aquilo que não podemos ver, me debruço sobre a criação de materialidades amorfas e imparáveis, frutos da junção de compostos sintéticos e orgânicos que permeiam partes das minhas obras.  

Com uma prática situada na fricção das linguagens de escultura, vídeo, instalação e performance, venho me perguntando como destituímos a ideia de Coisa, a partir de processos de recategorização da matéria? Como e porque separamos as Coisas no mundo alimentando uma narrativa criada a partir de um mundo revelado pela luminosidade. Tenho trabalhado acerca do questionamento às ferramentas de produção de diferença criadas pelo pensamento branco-ocidental sobre outros corpos não entendidos enquanto Vida. No intuito de alimentar o estabelecimento de outros crivos das nossas relações para com as Coisas no mundo e vice-versa. 

Membro do coletivo Carni- Coletivo de Arte Negra e Indígena, atualmente participando do PEI- Programa de Estudios Independientes no MACBA em Barcelona. Premiado no Prince Clauss Seed Awards em 2021, Prêmio Foco 2022 e na 6a Edição do Prêmio EDP Nas Artes do Instituto Tomie Ohtake, SP, 2018. Participante do programa de exposições do CCSP em 2020. Residente na Villa Waldberta, Munich, GER pela residência PlusAfroT, 2019. No mesmo ano, residente em Lugar a Dudas, Calí Colômbia.

Site: @iagorperes

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA