Genilson Guajajara

(ultima atualização em julho/2021)

São Luís, MA, 1992.
Vive e trabalha em Aldeia Piçarra Preta, MA.

Indicado ao Prêmio PIPA 2021.

Meu nome é Genilson Guajajara sou da Aldeia Piçarra Preta, terra indígena Rio Pindaré\MA quero falar um pouco sobre o mundo da fotografia, como ela chegou na minha vida a as pessoas que mais contribuíram para que isso acontecesse, foram pessoas que apareceram na minha vida no ramo da educação e quando apareceu as oportunidades de estar participando da formação política organizada pela rede Justiça nos trilhos do GEDMMA, que desenvolve oficina dentro das comunidades atingidas por grandes empreendimentos.

Um novo mundo foi apresentado para mim porque até então aqui no nosso território não tinha esse tipo de ferramenta assim tão acessível para nós os povos indígenas do território Rio Pindaré, sempre quis registrar a cultura do meu povo, a “festa da menina moça” que é um rito de passagem da moça para a fase adulta.

Em 2019 fizemos a nossa primeira exposição fotográfica na casa do Maranhão, com o tema a festa da Menina moça, no mesmo ano apresentei uma palestra e um curta metragem sobre o ritual da festa da menina moça, no IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia na UFMA.

Site: www.instagram.com/genilsonguajajara

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2021:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA