(ultima atualização em agosto/2023)
João Pessoa, PB, 1984
Vive e trabalha em Salvador, BA
Indicado ao Prêmio PIPA 2023
Francisco Barretto é um artista multimídia, programador criativo, professor e pesquisador que explora a interseção entre inteligência artificial e arte computacional. Ele possui graduação em Ciência da Computação, mestrado e doutorado em Arte e Tecnologia, com ênfase no desenvolvimento de instalações interativas e performances que utilizam algoritmos de IA, incluindo sistemas multiagentes, algoritmos genéticos e técnicas de deep learning, como texto-para-imagem e imagem-para-imagem.
Seu trabalho busca revelar aspectos sutis e relevantes de como nos representamos e percebemos a nós mesmos, bem como explorar novas interfaces para interagir com diversos algoritmos digitais. Barretto usa a tecnologia para explorar a interconexão entre humanos e o mundo natural, e a interação entre o físico e o digital em suas obras, que incluem projeções mapeadas, painéis de LEDs, pisos interativos e ambientes imersivos.
Além de ser professor e pesquisador do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, onde fundou e dirige o Laboratório de Interatividade, Computação e Novas Interfaces (ICON Lab), Francisco Barretto também foi membro do Medialab da Universidade de Brasília e fundou o coletivo LATE! (Laboratório de Arte e Tecnologia).
Site: late.art.br
https://instagram.com/b4rretto
https://icon.ufba.br
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023: