Felipe Abdala

(ultima atualização em agosto/2023)

São João de Meriti, RJ, 1987
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Indicado ao Prêmio PIPA 2023

Felipe Abdala é artista visual e pesquisador. Possui graduação em História da Arte pela UERJ (2015) e Mestrado em Artes pela mesma instituição (2023). Sua prática parte do desenho para pensar o gesto artístico enquanto marca e modo de denunciar e afirmar sua existência, expandindo os limites do meio para outras possibilidades.

Atualmente se debruça sobre a ideia de fagia no fazer artístico: as maneiras de comer, o processo alimentício, o abocanhamento, a mordida e tudo se coloca ao redor desse universo. Entretanto, Abdala busca um certo tipo de fagia que vai de encontro ao seu significado mais comum, relacionado à ação de ingerir, de colocar matéria para dentro de um corpo ou espaço. Para além disso, o artista propõe um ato fágico que se dá para fora do corpo, que anexa, assimila e toma para si aquilo que logo anteriormente era entendido como o fora. Desse modo, seu processo artístico tem aproximado a boca, mecanismo que frequentemente assume tal papel, a outras estruturas corporais de defesa e/ou ataque como garras, unhas, caudas, chifres, línguas, presas, bicos.

Site: cargocollective.com/felipeabdala
instagram.com/abdalafelipe

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA