(ultima atualização em agosto/2023)
Curitiba, PR, 1992
Vive e trabalha em Curitiba, PR
Indicada ao Prêmio PIPA 2023
Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná, Érica Storer é artista visual e educadora. Entre as exposições das quais participou, destacam-se as exposições individuais “Prometo Falhar”, na galeria Boiler, Curitiba, Brasil, (2019), e “Como fazer um buraco em uma pedra com uma colher”, no Museu Paranaense, Curitiba, Brasil (2021); já as exposições coletivas destacam-se o 7° Prêmio EDP das Artes, no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, (2020); o Festival Camelo, em Belo Horizonte, Brasil, (2022); o 30° Prêmio MAJ, Sesc Ribeirão Preto e Consolação, São Paulo, Brasil (2022). Participou também festivais de performance como a Venice International Performance Art Week, Veneza, Itália (2020); o festival de performance FREE FEM RADICAL, Colônia, Alemanha (2019); a Semana de Performances da Bienal Internacional de Curitiba (2018), o Festival Cuerpas, Chile (2018), e a programação de performances da SP-Arte, em São Paulo (2017).
Por fim, integrou as residências artísticas no Institut Supérieur des Beaux-Arts de Besançon, França (2019), na URRA em Buenos Aires, Argentina (2023) e atualmente na FAAP, São Paulo (2023). Sua pesquisa poética transita entre a tradição da performance de longa duração, vídeo e instalação, como uma estratégia de criar ficções e constranger os acordos entre a ética neoliberal e o trabalho cognitivo contemporâneo.
Site: instagram.com/erica_storer/
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:
Formação
2017
Graduação Artes Visuais – Bacharelado | Universidade Federal do Paraná
2016
Intercâmbio ERASMUS + (Brasil – Croácia) | Universidade de Zagreb
Prêmios
2020
Prêmio do 7º Prêmio Tomie Ohtake – EDP| São Paulo -SP Prêmio Respirarte, FUNARTE Prêmio aquisição, Salão Luiz Sacilotto 49º Edição, Santo André – SP
2021
Prêmio Festival Camelo, Usina Cultural, Belo Horizonte – MG
Residências artísticas
2023
FAAP | São Paulo, SP
2023
URRA | Buenos Aires, Argentina
2021
Azero | Editora Medusa Online
Fuga, Pérfida Iguana | Online
2020
Pivô Pesquisa | Residência Artística | São Paulo – SP
Venice International Performance Art Week – CO-CREATION LIVE FACTORY | Veneza, Itália
2019
Institut Supérieur des Beaux Arts | Besançon Franche Comté França
Exposições individuais
2021
Como fazer um buraco em uma pedra com uma colher, Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, Performance, 44h | Museu Paranaense | Curitiba – PR
2019
Fishtank Express 4/0 | Performance e Instalação, 4 h, Galeria FEU!!!, Besançon – França
2018
Prometo Falhar | Instalação e performance + exposição do vestígios, 60 min | Galeria Boiler | Curitiba -PR
Exposições Coletivas
2023
ABRE ALAS |Curadoria: Bruna Costa, Lia Leticia e Vivian Caccuri, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP
Inservíveis | Colaboração com o projeto de design da UFPR. Curadoria: Ronaldo Corrêa e Yasmin Fabris, Curitiba, PR
2022
Objeto não identificado | Curadoria: Luisa Duarte e Victor Gorgulho, Galeria Athena – RJ
Conheça | Museu Metropolitano de Arte de Curitiba. Curadoria: Renan Archer e Thaylini Luz , Curitiba, PR
Mostra de Arte da Juventude | Curadoria: Luciara Ribeiro e André Pitol, Sesc Ribeirão Preto – Sesc Consolação | Ribeirão Preto e São Paulo – SP
2021
49o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto | Santo André – SP
Vozes agudas | Produção e curadoria: Atelier 397 | Vozes agudas, Galeria Jaqueline Martins, São Paulo- SP
2020
7°EDP das Artes – Instituto Tomie Ohtake | Júri: Arthur Chaves, Dora Longo Bahia, Elilson, Amanda Carneiro e Theo Monteiro, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo – SP
2o Salão de Arte em Pequenos Formatos do Mabri | Curadoria: Rafael Abdala, Raphael Fonseca, Dayalis González, Museu de Arte de Britânia | Britânia – GO
2019
Here we are, we are what we are | Institut Supérieur des Beaux-Art. Besançon – França
Desconstrução | Curadoria: William Machado e Luana de Oliveira. Sesc Paço da Liberdade | Curitiba- PR
2018
Em caso de soluço | Projeto Permanente de Desenvolvimento e Experimentação em Artes Visuais do Sesc Paço Da Liberdade, Curitiba – PR
Origami Curvo | Curadoria: Isadora Mattiolli, Galeria Boiler | Curitiba – PR
Coletivo Brutas | Exposição Transáveis. Interlocução: Margit Leisner, Centro Cultural Teatro Guaíra | Curitiba
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba / Mecenato
Acervo
Museu Paranaense, Curitiba – PR
Musa, Museu de Arte da UFPR, Curitiba – PR
Acervo Luiz Sacilotto, Santo André – SP
Minha pesquisa poética transita entre a performance e a instalação, como uma estratégia de criar ficções e tencionar os acordos entre a ética neoliberal e o trabalho contemporâneo. A performance, mais do que uma linguagem artística, opera como um estigma da excelência do alto desempenho, seja pelo objeto, corpo ou trabalho. Aliada à psicologia positiva e motivacional, elas são responsáveis pela manutenção da promessa do sucesso financeiro e meritocrático. Deste modo, as obras “Sonhe alto, trabalhe muito, vá longe” (2019-23), “Rõm-Ófice” (2020), “Escolha um trabalho que ame e então você poderá trabalhar todo o tempo da sua vida” (2019-23) e “Prometo Falhar” (2018-19), acompanham tais discursos e enunciam, por meio da ironia, a ambiguidade entre a esperança e otimismo da conquista do sucesso à máxima disponibilidade dos indivíduos em seus respectivos serviços. O trabalho artístico contemporâneo, assim como suas relações econômicas e sociais, está de acordo com tais atualizações do capitalismo, sendo reelaborada pela imponente presença do trabalho cognitivo como prática artística. Desta forma, a coreografia de trabalho artístico nesta pesquisa, assemelha-se mais à cena de um escritório corporativo com sua cadeira, mesa, celular e computador, do que um imaginário de um artista em seu atelier.
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