Sarandi, RS, 1985.
Vive e trabalha em Porto Alegre, RS.
Registro audiovisual de “Um Relatório para Uma Academia”, 2020, videomapping sobre fachada de edifício. 8’42”
Vídeo Tutorial para “Ok/Cancel”, 2020, circuito eletrônico bloqueador de celular. 5’49” (mais sobre o trabalho neste link).
“ Vídeo Tutorial para “FM Bug””, 2021. Duração 9’48”
Elias Maroso é artista e pesquisador natural de Sarandi/RS. Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ênfase em Linguagens e Contextos de Criação. Dedica-se à produção de objetos, intervenções no espaço e dispositivos energéticos, relacionando diferentes meios e referências de estudo. Membro-fundador do projeto Sala Dobradiça, pelo qual participou da 7ª e 8ª Bienal do Mercosul, produzindo junto dessa iniciativa exposições com artistas do Brasil e exterior. Em sua atuação recente (2019-2020), realizou trabalhos no Druckwerkstatt, Kunst Quartier Bethanien (Berlim/Alemanha), via Goethe-Institut, e para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, além de ser indicado ao Prêmio PIPA de Arte Contemporânea (Ano 11), sendo finalista da modalidade Prêmio PIPA Online 2020. No ano de 2021, desenvolve obras para o Programa CoMciência da MM Gerdau e passa a integrar o quadro de artistas da 13ª Bienal do Mercosul. Possui obras no acervo do Instituto PIPA, RJ (Coleção Deslocamentos).
– MAROSO, Elias.
Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamento. Tese de Doutorado em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.
– MARQUÉZ-ELUL, Fercho.
A obra-pensamento de Elias Maroso como scattered objects: corrosão, pulsação e dispersão. In: MAROSO, Elias. Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamento. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.
– MAROSO, Elias. Texto Prático. Revista Ensaia [ISSN 2447-7729], n.4, vol. 5. Rio de Janeiro, 2018.
– MAROSO, Elias. 88.8: quando atravessei uma ou duas paredes. Texto não indexado. Porto Alegre, RS. Junho de 2018.
– MAROSO, Elias. Contágio, Torção e Dobra: ações pela rua e na sala de exposição. Anais do 26º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Campinas, SP: ANPAP, 2017.
– MAROSO, Elias. Planos de Ação: sobre a poiética e a cartografia. Anais do 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Santa Maria, RS: ANPAP, 2014.
– MAROSO, Elias. Contágios Poéticos no Espaço: por ações no contexto urbano. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais, Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
– MAROSO, Elias. Sobre Projetos de Arte Impregnadas de Urbano. Anais do 12º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília, DF: #12.art, 2013.
– MAROSO, Elias. Transduções Poéticas: a individuação no processo criativo da arte. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia, GO: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2013.
– MAROSO, Elias. Do Confinamento Disciplinar à Crítica Instituinte na Arte. Anais do 22º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belém, PA: ANPAP, 2013.
– MAROSO, Elias. Sala Dobradiça e o Espaço Recombinante. Diário de Santa Maria. Segundo Caderno, Seção Idéias. Santa Maria/RS, p. 10 – 11, 01 out. 2011.