Elian Almeida

(ultima atualização em agosto/2023)

Rio de Janeiro, RJ, 1994
Vive e trabalha em Rio de Janeiro, RJ
Representado pela Galeria Nara Roesler

Indicado ao Prêmio PIPA 2023

Elian Almeida baseia sua prática na convergência de diferentes linguagens, como pintura, fotografia, vídeo e instalação, tornando-se expoente de uma nova geração de artistas produtores de objetos e imagens que reivindicam protagonismo para agentes e corpos usualmente marginalizados em nossa sociedade e na tradição da arte. Com uma abordagem decolonial, seu trabalho discorre sobre a experiência e performatividade do corpo negro na sociedade contemporânea. Para isso, ele recupera elementos do passado, imagens, narrativas e personagens – oficiais e extraoficiais -, de modo a contribuir para o fortalecimento e divulgação da historiografia afro-brasileira.

Ao desenvolver sua pesquisa diante das biografias de personagens e elementos da cultura afro-brasileira que tiveram sua importância apagada pela história, o artista busca atribuir-lhes o devido valor e impacto sociocultural. Ampliando o seu repertório poético e pictórico, revisitando as noções de privilégio presentes na cultura e sociedade brasileira, denunciando o mito da democracia racial.

Site: instagram.com/elianalmeidaaa/

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA