‘Eder Muniz for WALL\THERAPY’, 2015. Duração: 3’22”
Artista autodidata, desde criança já esboçava os primeiros traços nas paredes da casa de uma tia… Atualmente trabalha com grafite, nos quais mistura técnicas das artes plásticas. Seus trabalhos atuais têm como característica principal a ligação do homem com a natureza e estão espalhados por várias partes da cidade de Salvador, desde as comunidades periféricas, assim como dele, até aos mais nobres: Cajazeiras, Plataforma, Pau da Lima, Vitória, Campo Grande, Pituba, Rio Vermelho, dentre outros.
No ano de 2000, ajudou a fundar o movimento Calangos de Rua, um coletivo de artistas, que têm o intuito de levar cultura às comunidades da capital baiana. Em 2005, participou do projeto Salvador Grafita e a partir de então, foi convidado para palestrar e dar workshops nos Estados Unidos, iniciados na Cornell University em Nova Iorque. De lá foi também convidado para realizar workshops na New York University e em importantes ONGs, como a Make the Road New York e a Global Kids, colaborando com instituições norte americanas a partir de então.
Com a continuidade dos convites, de 2007 até 2010 Eder morou em Nova York, onde realizou exposições na Gallery R em Rochester e criou grandes murais em organizações como Make the Road NY. O artista foi comissionado também por colecionadores particulares, que logo perceberam a riqueza de seu trabalho. No mesmo período, participou da criação do mural que conta a história do bairro The Ironbound em Newark, Nova Jersey, convidado pela Ground Swell de Nova York. O bairro é conhecido pela diversidade de imigrantes, em particular, brasileiros. Eder trabalhou como arte educador em escolas em Brooklyn e Queens, criando murais com inúmeros estudantes. Em 2008 viajou para a Sicília, na Itália, onde foi convidado pela prefeitura da cidade de Montedoro para realizar um de seus trabalhos.
Em 2012 participou da pintura de um mural junto com os jovens da organização Teen Empowerment na cidade de Rochester em Nova Iorque. Mais adiante participou da 2 Bienal de Grafite em São Paulo, organizado por Binho Ribeiro, evento que traça o panorama de estilos, técnicas e conceitos do grafite, reunindo artistas nacionais e estrangeiros. Em 2015 Eder participou do vídeo realizado pela Revista Fraude da UFBA e no ano seguinte ilustrou a revista alemã The World of Music.
Entre 2017 a 2020 Eder criou uma serie de oficinas de graffiti para a Fundação Pierre Verger em Salvador, que estabelece intercâmbios culturais e científicos entre Brasil e África. Em 2018 esteve na África, primeiro em Senegal através do projeto Estúdio África do Instituto Goethe de Salvador e em Angola através de intercâmbio com artistas de rua africanos. Dentro desse período, houve também a criação do mural no Fowler Museum na UCLA (2017), e palestras e oficinas sobre graffiti na Cornell University, no Colorado College e na Universidade de Nebraska (2019), todos nos EUA.
Em 2020 o artista foi comissionado pela empresa O Boticário, em projeto de sua campanha nacional.
“Eder Muniz paints his mural ‘A força que habita em mim’, 2017.Duração: 1’23”
“Entidade Eder Muniz – Rua Salvador”, 2013. Duração: 5’31”.