Clarice Gonçalves

(ultima atualização em dezembro/2023)

Cruzeiro, DF, 1985
Vive e trabalha em Taguatinga – DF
Representada pela Galeria Referência e Galeria Almeida Prado

Indicada ao Prêmio PIPA 2022

Clarice Gonçalves é artista visual, racializada, periférica e mãe solo, vive e trabalha em Taguatinga – DF, é graduada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (2008), finalista no Prêmio Pipa online 2022 e desde de 2006 apresenta sua pesquisa pictórica em mostras individuais e coletivas, presenciais e virtuais, feiras, premiações e salões de arte pelo país e afora. Sua produção aborda temas como socialização, sexualidade, maternidade, o corpo em comunhão com seu meio e suas respectivas performances dentro do contexto social, como reflexo de sua pesquisa poética em torno de suas vivências corporais. Seu meio principal de materialização é a pintura, embora cada vez mais os processos performáticos tenham feito parte da criação destas imagens em pintura através da dança, vídeo e fotografia.

Ano passado realizou sua primeira Residência artística à convite do Centro Cultural Pé Vermelho, em Planaltina, DF. Clarice é integrante do coletivo matriz, um coletivo de mães artistas do DF que desenvolve lambes e intervenções urbanas na cidade. Possui obras na Casa das Américas, em Havana-Cuba, no acervo do Museu de arte de Joinville, SC, na Galeria de Arte da Universidade de Goiás (FAV),GO, No acervo do Museu de Arte de Goiás (MAPA), GO no acervo da Câmara dos Deputados, DF e no acervo da Caixa Econômica Federal.

Site: www.claricegoncalves.com

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA