Christiane Laclau

(ultima atualização em março/2024)

Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ
Membro do Comitê de Indicação PIPA 2021 e 2023

Curadora, gestora e art advisor especializada em arte contemporânea. Graduada em Comunicação Social, estudou arte por 10 anos na EAV Parque Lage. É especializada em Planejamento e Produção de exposições e tem pós-graduação em Crítica e Curadoria de Arte, pela EAV Parque Lage – Cândido Mendes, com pesquisa sobre arte contemporânea e mercado.

Desde 2020, é curadora do projeto “ArtWall”, do Shopping Leblon, no qual fez a curadoria dos artistas Rafael Alonso, Gustavo Prado, Lin Lima, Gabriela Machado, Thainan Castro, Heberth Sobral, Eduardo Coimbra, Julia Debasse, Pedro Varela, Vivian Caccuri, João Rivera, Raul Mourão, Antonio Bokel, Edmilson Nunes, Maria Lynch, Bernardo Magina, Bruno Miguel, André Sheik, Carolina Ponte, Raimundo Rodrigues, Irmãs Gelli, Victor Mizael e Jorge Fonseca, além da ocupação da fachada do shopping por Marcos Cardoso, em 2022, e Edmilson Nunes, em 2023, e um projeto no meio do shopping com uma instalação de Frida Baranek.

Atuou como curadora nas exposições, entre outras: “Geométricas: Perspectivas Femininas”, com as artistas Renata Tassinari, Elizabeth Jobim, Amália Giacomini, Alice Gelli, Marina Rodrigues e Marina Caverzan, na Lurixs: Arte Contemporânea “Ouroboros”, de Lin Lima, no Parque das Ruínas; “Symbola”, de Heberth Sobral, na Lurixs: Arte Contemporânea; e em “Luz na sombra” de Isabel Becker, na Martha Pagy Escritório de Arte e no Centro Cultural do Ministério Público, no DF, “ID” com os artistas Alvaro Seixas, Andro Silva, Augusto Portella, Bel Petri, Caio Pacela, Glaucia Leme, Gustavo Magalhães, Rafael Alonso, “Fabulosas” de Andréa Lins, na Casa Caminhoá ,“Paisagem sem dono” de Geraldo Marcolini, na Galeria Cassia Bomeny e e “A natureza de cada um”, coletiva no Arquivo Contemporâneo, com os artistas André Sheik, Andrea Lins, Alberto Saraiva, Esther Bonder, Irmãs Gelli, Maria Gabriela Rodrigues e Marina Ribas.

A partir de 2023 assumiu a curadoria do hotel Fairmont Copacabana, em suas exposições temporárias, apresentando os trabalhos de Andréa Lins, Marcos Cardoso e Isabel Becker

Assinou a curadoria de projetos especiais, como a colaboração entre o artista Heberth Sobral e a marca Sardina, de moda feminina, em 2022; e outra iniciativa entre a ceramista Denise Stewart e o artista Heberth Sobral, em 2023.

Em 2015, fundou a plataforma de arte contemporânea Artmotiv, na qual coordena consultorias de arte, viagens culturais, visitas guiadas, além do Artmotiv Now, um curso de arte contemporânea dedicado a apresentar os nomes internacionais com produção a partir do ano 2000, que se destacam em feiras, bienais e galerias e um Marketplace.

A Artmotiv é uma empresa parceira institucional do MAM Rio.

IG :@artmotiv.brasil

O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA