Bruna Alcantara

(ultima atualização em junho/2024)

Jacarezinho, PR, 1988
Vive e trabalha em Curitiba, PR

Indicada ao Prêmio PIPA 2023

Bruna Alcantara é artista visual e jornalista. Brasileira, nasceu na cidade de Jacarezinho, região norte do Estado do Paraná. Formada em jornalismo em 2010 pela PUCPR, começou a atuar profissionalmente como artista visual através do arquivo fotográfico familiar como material de pesquisa, e principalmente, ao encontrar no campo artístico o melhor meio para se trabalhar os temas da maternidade e do corpo como instrumento político. 

Durante o período de mestrado em Portugal, a artista se envolveu com o movimento feminista local, como mulher e imigrante, assunto obrigatório em seu trabalho. Também é na arte de rua, através da linguagem do lambe-lambe – que envolve imagem e colagem em intervenções urbanas, que Bruna encontra uma das principais formas de expressão. Ao unir o amor por contar histórias à fotografia, ao bordado, à colagem, aos objetos e às instalações, a artista cria trabalhos visuais que partem da indignação, traumas e violências e tencionam a relação entre o público e o privado.

Bruna Alcantara já participou de eventos nacionais e internacionais, como LambesGoia de Goiânia e Cheap Street Poster Art Festival de Bolonha, assim como já teve seu trabalho em exposições individuais e coletivas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, e em países como Portugal, Itália e Líbano.

Site: brunaalc.com
instagram.com/brunaalcantara.00/

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA