Artistas 2023

(ultima atualização em janeiro/2024)

Os nomes dos artistas indicados da décima quarta edição do Prêmio foram divulgados em 16 boletins entre os dias 27 e 31 de março.

Este ano são 73 participantes, dos quais 61 participam pela primeira vez. Confira as páginas dos artistas participantes do PIPA 2023:

Sobre os artistas indicados ao Prêmio PIPA 2023

O Prêmio PIPA tem como objetivo premiar artistas brasileiros cuja trajetória seja recente, mas que já tenham uma produção consistente e em evidência. 

Para participar do Prêmio PIPA 2023, o artista deve ser indicado por pelo menos um membro do Comitê de Indicação 2023.

Cada um dos 28 indicadores de 2023 indicou até três nomes. Este ano são 73 artistas indicados, dos quais 49 foram convidados a participar do Prêmio pela primeira vez. São artistas visuais, que trabalham com pintura, fotografia, instalação, vídeo, performance e outras mídias, de todas regiões do país, sendo alguns residentes no exterior mas apenas com até 15 anos de carreira.

Assim que assinam o Termo de Compromisso e enviam o material, os artistas estreiam no Prêmio em 2023 e ganham uma página individual no site, como todos os outros artistas que já participaram em pelo menos uma das edições. São informações sobre suas carreiras, imagens de obras e vídeo-entrevistas. Além disso, todos os indicados são convidados a divulgar as exposições e demais eventos em que participam no site. Todos os indicados serão convidados, por uma produtora, a gravar entrevistas exclusivas, inclusive os que já possuem vídeos em outros anos.

Sobre as categorias a que os artistas indicados concorrem

Após serem indicados, os artistas que desejarem participar do Prêmio devem encaminhar material completo solicitado pela coordenação do Prêmio dentro do prazo estabelecido para estarem aptos a concorrer aos seguintes prêmios:

  • Prêmio PIPA – O Conselho do Prêmio PIPA seleciona quatro artistas entre os participantes do Prêmio PIPA 2023. Os quatro artistas são considerados os Artistas Premiados da edição e vão participar de uma exposição coletiva no Paço Imperial do Rio de Janeiro, além de uma ocupação nos sites e mídias sociais do Prêmio, produzindo algum material especialmente desenvolvido para a ocasião. Ambas as mostras são de caráter coletivo e não competitivo. Cada um vai receber uma doação de R$20.000.
  • PIPA Online – Realizado em dois turnos, cada um dos dois artistas mais votados vão receber uma doação de R$5.000.

Para saber mais sobre a décima terceira edição do Prêmio PIPA 2023, acesse:

Conselho | Regulamento | Comitê de Indicação | Cronograma 


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA