(ultima atualização em agosto/2023)
Caruaru, PE, 1977
Vive e trabalha entre Rio de Janeiro, RJ, e Recife, PE
Indicada ao Prêmio PIPA 2023
Ana Lira é artista visual, fotógrafa, curadora, rádio host, escritora e editora baseada no Brasil. É especialista em Comunicação Social pela UFPE com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura. Possui uma prática baseada no fortalecimento de práticas criativas colaborativas, ouvindo as comunidades em que está inserida e dedicando atenção especial às dinâmicas que envolvem as sensibilidades cotidianas. Produz poéticas de percepção, articulação coletiva e mediação para observar o corolário das relações de poder que afetam a maneira como produzimos conhecimento no mundo.
Site: linktr.ee/liraleve
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:
“Danço entre fluxos do tempo para encontrar teu vibrar”, 2021. Duração: 9’25”
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“Terrane – Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia”, 2021. Duração: 13’12”
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– “E Se? arquivos, fotografias e fabulações: escutas e aprendizados”, 2023, Marina Feldhues (Org). Entrevista. Pags. 37 – 61. Ed. Livrinho de Papel Finíssimo.
– “[Conhecer Fotolivros: (in)definições, histórias, experiências e processos de produção”, 2021, Marina Feldhues Ramos.
– “Terrane: una lente decolonial para leer los procesos de producción de la Región Nordeste y las mujeres pedreiras del Sertão do Pajeú”, 2021, Paola Marugán. Universidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco, México
– “Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos Vol. 3” – Nau Editora, 2021, E-book
– “A fotografia contemporânea e experiência social na obra Terrane (2018) de Ana Lira”, 2021, In: II Seminário Nacional de História Social dos Sertões – Caicó-RN. Arianny Thais da Silva.
– “Arte-jornalismo: representação, subjetividade, contaminação”, 2020, Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos. Artigo. Lumina 14(2):39-54. DOI:10.34019/1981-4070.2020.v14.30099.
– “Terrane de Ana Lira | Trauma de Ivan Padovani: o discurso do artista, o discurso da obra”, 2020. Concinnitas | v.21 | n.38 | Rio de Janeiro.
– “O ser negro no Brasil: uma reflexão sobre a exposição ‘Agora somos todxs negrxs?'”, Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 123-136, maio-ago. 2020
– “Latências. A fotografia e a criação ficcional”, 2020, Escola de Belas Artes. UFRJ
– “Terrane”. Cadernos de Subjetividade, 2019, Ano 13. Nº 20. PUC SP. São Paulo – SP.
Educação
2008
– Especialização em Jornalismo Cultural com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura Centro de Artes e Comunicação – UFPE, Recife, PE, Brasil
2006
– Graduação em Comunicação Social – Jornalismo, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE
Exposições individuais
2022
– “Nos traquejos do tempo [vibração um]”, MAM Rio, Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
2019
– “Não-Dito” – Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB), Brasil, Brasilia, DF
2017
– “Não-Dito” – Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015, Brasil, Belém, PA
2015
– “Não-Dito” – Capibaribe Centro da Imagem, Brasil, Recife, PE
Exposições coletivas
2023
– Reflorestar corpos, reencantar territórios. Sesc Barra Mansa – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
– Outros Outros – FFT – Tiradentes – Minas Gerais – Brasil
2022
– Necrobrasiliana – Política da Arte 2022 – Fundação Joaquim Nabuco, Recife (PE) – Brasil
– Necrobrasiliana – Museu Paraense – Curitiba – PR – Brasil
– Das Coisas Políticas e as Políticas das Coisas – MAMAM – Recife – PE – Brasil
2021
– Por um sopro de fúria e esperança – MuBE – São Paulo – SP – Brasil
– Somos aquelas que permeiam o abismo em busca das frestas – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – SP – Brasil
– Pulsões – Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia – Belém – PA – Brasil
– Acervo 01 – MauMau Galeria – Recife – PE – Brasil
– Quarantine – Sesc Ipiranga – São Paulo – SP – Brasil
– Língua Solta – Museu da Língua Portuguesa – São Paulo – SP – Brasil
2020
– Bienal 12 | feminino(s). visualidades, ações e afetos. Brasil. Porto Alegre – RS
– Four Flags 2020 – Galeria Jaqueline Martins. Brasil. São Paulo – SP
2019
– Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural MAMAM. Brasil, Recife – PE
– Livro Livres – Festival Voies Off 2019 – France. Arles.
– Manjar: para habitar liberdades – Solar dos Abacaxis. Brasil. Rio de Janeiro – RJ
– 36o Panorama da Arte Brasileira: Sertão – São Paulo. MAM. Brasil
– À Nordeste – Sesc 24 de Maio. Brasil. São Paulo – SP
2018
– Os da Minha Rua – MAB. Brasil. Recife – PE
– Arte, Democracia, Utopia – Museu de Arte do Rio. Brasil. Rio de Janeiro – RJ
– Devires – Goethe Institut. Brasil. Salvador – BA
– Realidades da imagem, histórias da representação – MEP. Brasil. Belém – PA
2017
– As Bandeiras da Revolução: Pernambuco 1817-2017 – FUNDAJ. Brasil. Recife – PE
– Agora Somxs Todxs Negrxs? – VideoBrasil/Galpão VB. Brasil. São Paulo – SP
– Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca – Pina_. Brasil. São Paulo – SP
2016
– Aparelhamento – Funarte. Brasil. São Paulo – SP.
– Fotos Contam Fatos – Galeria Vermelho. Brasil. São Paulo – SP
– Como (…) falar de coisas que não existem? – uma exposição a partir da 31a Bienal de São Paulo – Serralves. Museum of Contemporary Art. Porto. Portugal.
2015
– Como (…) falar de coisas que não existem?: 31a Bienal de São Paulo – Itinerância. Palácio das Artes. Brasil. Belo Horizonte – MG
– Raízes e Asas – Sesc Santana. Brasil. São Paulo – SP
2014
– Como (…) falar de coisas que não existem?: 31a Bienal de São Paulo. Brasil. SP
2013
– Marés: um olhar sobre Zé Peixe. SESC Sergipe. Brasil. Aracaju – SE
2008
– Linguagens 2008 – Museu do Estado de Pernambuco. Brasil. Recife – PE
Projetos Artísticos
2022
– Nos traquejos do tempo. Experiências dedicadas a metodologias negrodescendentes de conhecimento sonoro através dos saberes dos tambores. Em andamento.
2019
– Chama. Experiência dedicada às poéticas da diáspora negrodescendente e suas conexões ao longo do atlântico. Em andamento.
2018
– Política Pública. Amò Coletivo. Pequena África. Brasil. Rio de Janeiro – RJ
– Numbra. Recife (PE) e Salvador (BA) – Brasil.
2017
– … sobre um sentir insurgente. Encontros de criação, produção e ativações coletivas. Brasil.
– Terrane. Narrativa visual e vivência em diálogo com Claudia Oliveira, Luzia Simões e Lourdes da Silva. Brasil.
2015
– Não-Dito. Plataforma de criação, exibição e residência criada a partir do projeto Voto! com itinerâncias realizadas em Recife (PE), Porto Alegre (RS), Belém (PA) e Brasília (DF) – Brasil.
Projetos Colaborativos Selecionados
2022
– Diaspora Solidarities Lab Community Fellow – Humanidades Digitais Feministas Negras e Negros e Estudos Étnicos com um compromisso com a justiça transformadora. Michigan State University associated with Johns Hopkins University. (2022 – 2024)
2020
– EhCho.org – Coletivo de Imaginação Política – Cluster de Justiça Social Crítica + Criativa Instituto de Justiça Social – University of British Columbia – www.ehcho.org.
2019
– National Trovoa. National Articulation of Black artists, curators, producers, educators and researchers. Brazil. Ongoing.
– CARNI. Coletivo de Arte Negra e Indígena. Brasil. Recife – PE
2018
– Eu sou porque nós somos. Vivência coletiva e experiência em rádio. Capacete. Rio de Janeiro – RJ
2016
– Aparelhamento. Cooperação entre 176 artistas. Brasil.
2012
– Crise de representação. Filme colaborativo. Vários artistas. Brasil.
2004
– Geleia Geral / Música Brasilis. Programa de rádio experimental. Rádio Universitária Recife – PE
Comissionamentos
2022
– Nos traquejos do tempo [Vibração 01] – MAM Rio – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
– M.A.P.A. (Modos de Ação para Propagar Arte) – 2a Edição – Viva Projects – Brazil
2021
– Artefatos. Movimento cultural nacional de combate à desinformação sobre a Covid-19. Agência AosFatos. Leilão em apoio à CUFA e Coalizão Negra Por Direitos.
– Chama – … navegando entrefáscias para sentir as viradas em intuição Festival Internacional Novas Frequências – 11a Ed. Pra onde agora”? – Brasil. RJ, Comissionado pelo Novas Frequências e CCBA/Goethe Institut
2021
– Chama – Códigos de alinhavar ventanias – Lei Aldir Blanc. Chamada Pública – LAB PE. Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – Ana Lira convida Boneka, Joy Thamires, Patricia Naia, Priscilla Ferraz, roupaspreta e Rastaflávia.
2020
– Chama – Um corpo de ar pulverizou sementes ganas. Ana Lira convida Marta Supernova, Suelen Mesmo e Libra. Comissionado por CCBA/Goethe Institut e EhCho.org.
– Chama – Passagem das sinergias de alento… Bienal 12 Feminino(s): visualidades, ações e afetos. Porto Alegre – RS – Brasil Ana Lira feat. Marta Supernova, Ola Elhassan e Suelen mesmo
– Chama – Para deslocar entre as fibras livres sopros de vibrar – Comissionado pelo Instituto Inclusartiz – Rio de Janeiro – Brasil – Ana Lira convida Marta Supernova
– … para encaminhar segredos. Comissionado para Four Flags. Galeria Jaqueline Martins São Paulo – SP – Brasil.
– Projeto Quarantine – 55SP – Ação Coletiva Covid 19 – Brasil
2019
– Chama – Caminho quase névoa na cinética dos dias – Comissionado pela Delfina Foundation e Instituto Inclusartiz – Londres – Reino Unido
– Elos. …sobre um sentir insurgente. Manjar: para habitar liberdades. Solar dos Abacaxis. Brasil. Rio de Janeiro – RJ
– Mandala. 36o Panorama da Arte Brasileira: Sertão. Brasil. São Paulo – SP
– Cantos …sobre um sentir insurgente. À Nordeste. Brasil. São Paulo – SP
2018
– Políticas Públicas. Arte, Democracia, Utopia – Museu de Arte do Rio (MAR) Brasil. Rio de Janeiro-RJ
– Estados. ……sobre um sentir insurgente. Arte e Ativismo na América Latina – Despina
– Comissionado pelo Prince Claus Fund – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil.
2017
– Cantos …sobre um sentir insurgente. Política da Arte 2017 – Fundaj. Brasil. São Paulo – SP
– LOC QBAFECCLF. Agora Somxs Todxs Negrxs? – VideoBrasil/Galpão VB. Brasil. São Paulo – SP
2014
– Voto! Como (…) falar de coisas que não existem?: 31a Bienal de São Paulo. Brasil. São Paulo – SP
Residências
2022
– Convector I | Residência em Residência. Funcultura – Recife – PE
2021
– Casa B – Stella do Patrocínio: A história que fala – Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea – Brasil – Rio de Janeiro – RJ
2020
– Circa – Residência de Rádio NSNS e Rinse France – Brasil / França. Online.
– Chama. Brasil – Recife – PE. Comissionada pela Ehcho.org e CCBA/ Goethe Institut
– Instituto Inclusartiz. Brasil. Rio de Janeiro – RJ
2019
– UBC Research Excellence Cluster: Critical + Creative Social Justice Studies The Global Condition Working Group em parceria com a Mediateca Onshore Bissau e Bubaque – Guiné-Bissau
– Delfina Foundation. London. UK.
2018
– Arte e Ativismo na América Latina. Despina/Prince Claus Fund. Brasil. Rio de Janeiro – RJ
2017
– ENA Residência Artística. Brasil. Diamantina – MG
2016
– Residência São Jerônimo. Brasil. Belém – PA
Prêmios
2015
– Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015: Não-Dito
Coleções
2022
– Estados. …sobre um sentir insurgente. Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães MAMAM – Brasil – Recife – PE. Coleção Pública.
2021
– Estados. …sobre um sentir insurgente. Galeria MauMau. Coleção Privada.
2020
– Terrane. Coleção Frances Reynolds. Coleção Privada
2019
– Voto! Livro de Artista. Pina_. São Paulo, Brasil. Coleção Pública.
2018
– Terrane. Livro de artista. Museu da UFPA. Brasil. Belém – PA. Coleção Pública.
2016
– Insídia. Não, obrigado. Coleção Lúcio Chamon Jr. Coleção privada.
Mentoria | Programas de Acompanhamento em Criação
2023
– Em Tempo. Programa de Mentoria em Criação. Online.
2022
– DAS Choreography | DAS Graduate School Master Program – Amsterdam – Holanda.
– Convector I – Residência em Residência – Recife – Funcultura – PE
– Negras Fotografias – Fundo Baobá para Equidade Racial – Brasil
2021
– Escuta Meu Trampo – IMS Rio – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
– Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Programa de Tutoria. Online.
– Moldar o Existir. Residência Cultural – Oficina Brennand – Recife – PE – Brasil.
– Lab Reticências de Criação – Fortaleza – Ceará – Brasil
– Programa de Acompanhamento Curatorial para Jovens – Residência Curatorial MAMAM – Recife – PE. Brasil.
– Mapeamento do Samba de Pernambuco – Brasil – Recife – PE
– Laboratório de Artes Visuais – Instituto Dragão do Mar – Fortaleza – Ceará – Brasil
– Festival Duas – Natal – RN
2020
– Laboratório de Artes Visuais – Instituto Dragão do Mar – Fortaleza – Ceará – Brasil
– Programa de Residência MAM Capacete – Rio de Janeiro – Brasil
– Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Instituto Cultural Iracema. Porto Iracema. Fortaleza – Ceará – Brasil
– Programa Em Tempo – FIF – Belo Horizonte – Minas Gerais – MG – Brasil
– Programa Em Tempo – CCBJ – Instituto Dragão do Mar – Fortaleza – Ceará – Brasil
– Programa Em Tempo – Pequeno Encontro da Fotografia – Recife – Pernambuco
2019
– Prêmio Eduardo Souza de Artes Visuais – Acompanhamento Artístico. CCBA / Goethe Institut – Recife – PE – Brasil
– 1a Residência de Jovens Negras nas Artes Visuais – MUNA – Belo Horizonte – MG
– Entre-Frestas – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM Brasil – Recife – PE
2018
– Programa Em Tempo – Recife – PE – Brasil
– Entre-Frestas – Diário Contemporâneo de Fotografia – DCF – Brasil – Belém – PA
2017
– Laboratório de Projetos – Associação FotoAtiva – Belém – Pará – Brasil
Livros
2022
– Terrane. E-book. Retratografia. Brasil, Recife. Brasil.
– Avise que está tudo bem. E-book. Retratografia. Recife. Brasil.
2021
– Danço entre fluxos do tempo para encontrar teu vibrar. Livro de artista. Recife – PE
2019
– Mandalla. Livro de artista. Retratografia, Recife. Brasil. 108p.
– Não-dito:Brasília. Obra-catálogo. Retratografia, Brasília. Brasil. 112p.
2018
– Terrane. Livro de artista.
2017
– Não-Dito. Obra-catálogo. Retratografia, Belém. Brasil. 48p.
2015
– Voto. Livro de artista. Pingado Press. Segunda Edição. Trilíngue. 70p.
2014
– Voto. Livro de artista. Pingado Press. Português. 64p.
Edição
2019
– Chamada Aberta. Amò Coletivo. Rio de Janeiro – RJ
2018
– Para Levantar As Forças. Fotolivro. Cecilia Urioste. Edição de Artista. Brasil
– Cordão. Fotolivro. Eduardo Queiroga. Ed. Zolu. Brasil.
2011
– Buenos Aires, Brasil. Josivan Rodrigues. Edição Independente. Brasil.
Artigos e publicações
2022
– “Sobre Conexões Que Transcendem O Controle: [about Links That Transcend Control]”. Performance Philosophy 7 (2):173-80. https://doi.org/10.21476/PP.2022.72384.
2020
– Bienal 12 | feminino(s). visualidades, ações e afetos. Brasil. Porto Alegre – RS. Páginas. 140 -141.
– Public Politics. Artigo coletivo. Amò Coletivo. Critical Pedagogies. The Contemporary Journal. Nottingham Contemporary’s Public Programmes and Research. Online.
2019
– Que elos nos libertam das fronteiras?. Artigo. À Nordeste. Catálogo. Páginas 14-15, 80-83.
2019
– Sertão. Relato de processo. Catálogo. Páginas 78 – 83.
2017
– Apontamentos para um respiro. Artigo. Omenelick 2 Ato. Ed. 020. Páginas 22 – 29.
– A Day After. I Can’t Work Like This. Salzsburg International Summer Academy of Fine Arts Sternberg Press. Página 366.
2016
– Somos um terreno permeado de. Artigo. Outros Críticos Magazine. Páginas 06 – 12.
– Pretexto Tenda de Livros. 2016. Artista convidada.
2015
– Direito à cidade: o custo humano da gentrificação. Artigo. Como (…) falar de coisas que não existem? – uma exposição a partir da 31a Bienal de São Paulo. Serralves, Museum of Contemporary Art. Páginas 226 – 235.
2014
– Recife, Istambul, São Paulo: lutas em comum. Artigo Coletivo. Jornal. Casa do Povo.
2008
– Linguagens: Recife 2008. Coletânea. Páginas 47-48.
Bibliografia
2023
– E Se? arquivos, fotografias e fabulações: escutas e aprendizados. Marina Feldhues (Org). Entrevista. Pags. 37 – 61. Ed. Livrinho de Papel Finíssimo. ISBN 978-65-87676-12-8
2021
– [Fotolivros . (in)definições, histórias, experiências e processos de produção]. Marina Feldhues Ramos. 260p. Ed. UFPR. ISBN 9786587448404. Capítulo 5.
– Poeta e Mercadoria. Diane Lima. Quatrocincoum Magazine. Article. Portuguese. Online
– Terrane: una lente decolonial para leer los procesos de producción de la Región Nordeste y las mujeres pedreiras del Sertão do Pajeú. https://doi.org/10.25058/20112742.n38.07 Paola Marugán. Universidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco, México
– Arte e Poder. Revista Jacarandá. Entrevista. Pags. 78 a 103. Online.
– Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos Vol. 3 – Nau Editora. Ebook.
– A fotografia contemporânea e experiência social na obra Terrane (2018) de Ana Lira. In: II Seminário Nacional de História Social dos Sertões – Caicó-RN. Arianny Thais da Silva. Disponível em <https://www.doity.com.br/anais/sehis2021/trabalho/187802>.
– A fotografia contemporânea e experiência social na obra Terrane (2018) de Ana Lira. Artigo. Anais do II Seminário Nacional de História Social dos Sertões / IV Jornada de História dos Sertões – Caminhos e sertões: territórios e culturas [ISBN 978-65-00-21173-3]
2020
– Arte-jornalismo: representação, subjetividade, contaminação. Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos. Artigo. Lumina 14(2):39-54. DOI:10.34019/1981-4070.2020.v14.30099. Portuguese.
– Adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história”: notas para una metodología en proceso de una feminista que sueña con postergar el fin del mundo. LiminaR. Estudios Sociales y Humanísticos, vol. XIX, núm. 1, pp. 30-43, 2021 Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas.
– Terrane de Ana Lira | Trauma de Ivan Padovani: o discurso do artista, o discurso da obra. Concinnitas | v.21 | n.38 | Rio de Janeiro. DOI: 10.12957/concinnitas.2020.50325
– Tropicuir: estético-políticas transviadas – memória, arquivo, design. Guilherme Altmayer. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2020.
– O deslocamento do olhar e da vivência: Entrevista com Ana Lira. Prêmio Diário
Contemporâneo de Fotografia. DCF Online.
– O ser negro no Brasil: uma reflexão sobre a exposição “Agora somos todxs negrxs?” Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 123-136, maio-ago. 2020
– Latências. A fotografia e a criação ficcional. Escola de Belas Artes. UFRJ
– Poéticas da Diáspora Negra. Entrevista. C& Latin America. Online.
– Chama. Continente Multicultural. Continente Online
– Inconcrete realities. Fadia Mufarrej. Scopio. Online
2019
– Os da minha rua: poéticas, resistências e narrativas em disputas. Joana D’Arc de Lima Universidade da Integração Internacional Lusófona Afro-brasileira – Unilab/CE Anpuh-brasil – 30° simpósio nacional de história
– Outras imagens, Outros Gestos, Outros jeitos de estar junto. Revista da SP Arte. Páginas 18 – 25; 79-81 (ing)
– Terrane. Cadernos de Subjetividade. Ano 13. No 20. PUC SP. São Paulo – SP.
2018
– The resistances look of at the exhibition Agora somos todxs negrxs? Revista de História da Arte. Campinas, v. 2, n.3, p.247-258
– We Have Never Lived In a Post-Colonial World. ArtAfrica Magazine. Online
2017
– Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca. Catálogo. Páginas 94-95.
2016
– What accent does an artwork assume in a new exhibition context?. Lucy Steeds Instituto de História de Arte, FCSH/ NOVA. N1. Working Papers Series. Páginas 6-28.
2014
– Outras fotografias na Arte Brasileira Séc. XXI. Ed. Cobogó. Páginas 29 – 35
Seleção de Diálogos | Seminários e Palestras
2022
– (Po)éticas de descolonização de memórias e dos arquivos fotográficos Narrativas Descoloniais – Mediação: Marina Feldhues. Lei Aldir Blanc. Palestra online.
2021
– Existir em imagens e porque não nos encaixamos nas “narrativas sobre o outro”. Jornadas 13: Politicas de la Imagen – CdF Montevidéu – Uruguai – Conferência online.
– Diálogos com Ana Lira e Nohora Arrieta. Centro de Fotografia de Montevidéu – Uruguai. Debate. Online.
– Aula Magma. Escola Entrópica. Instituto Tomie Ohtake São Paulo – SP – Aula Magna. Online.
– Entrelinhas e (in)visibilidades: emaranhados em estratégias de adaptação como lugar de recusa – Descolonizar o pós-colonial? Heranças em disputa. Congresso Internacional. European Committee – Program for Investigation and Horizon Innovation 2020, framed by the project “ECHOES – European Colonial Heritage. Conferência online.
2020
– O vocabulário íntimo dos lugares não está no dicionário. Ana Lira em conversa com Patrícia Naia. Programa de Residência de Pesquisa do MAM Rio. On-line.
– Território. Plataforma Crítica Oficina Brennand. Conferência on-line.
– Formas de Habitar o Presente. Escola de Belas Artes (EBA). UFRJ. Rio de Janeiro – RJ – Palestra online.
– Que simbologias criamos para (des)fiar enigmas? Escola de Belas Artes (EBA). CVdVive. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Palestra online.
– O fazer artístico e seus deslimites. Formação na criação e a criação na formação. Porto Iracema das Artes – Fortaleza – CE – Seminário online.
– Art Rio – Representatividade e suas lacunas. Seminário on-line.
– Arte, política e autoritarismo em tempos pandemônicos. História em Quarentena. https://www.historiaemquarentena.com – Seminário online.
– O que precisa de escuta e não pode ser dito? Ou além? Ana Lira e Mônica Ventura. Programa Nacional Trovoa Live – Palestra online.
– Devenires. Encontro sobre feminismos, racialidade e práticas artísticas. Conferência. Museo Universitario Del Chopo. Ciudad de México, CDMX, México.
– Arte em tempos de crise: ações e sensibilizações das residências. Instituto Adelina – São Paulo – SP. Seminário on-line.
– Experiências de Imagem 2020. FIF – Belo Horizonte – Minas Gerais – Online. Palestra.
2019
– Desmilitarizar a língua, Desarmar o verbo. Seminário. The Global Condition Working Group – Performing Art Forum (PAF) – França.
– Como é viver um ato político?. Palestra. Porto Iracema das Artes. Brasil. Ceará – CE
2018
– Onde estão os negros na arte? Palestra. Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). Brasil, Recife – PE.
– Narrativas em presentificação: um diálogo com o projeto Terrane. Palestra. Museu do Estado do Pará. Brasil. Belém – PA
2016
– Festival Internacional da Imagem – Valongo – Brasil. Santos – SP
– E-book “Avise que está tudo bem”
– “Sobre Conexões Que Transcendem O Controle: [about Links That Transcend Control]”, 2022, Performance Philosophy 7 (2):173-80.
– “Bienal 12 | feminino(s). visualidades, ações e afetos”, 2020. Brasil. Porto Alegre – RS. Páginas. 140 -141
– “[quando o vento desloca em chamados oceanos espraiam suas fronteiras]”, 2020, Conversas Críticas sobre Curadoria – IMS Convida – Omenelick 2º Ato
– “Somos um terreno permeado de”, 2014. Artigo. Outros Críticos Magazine. Páginas 06 – 12.
– “Recife, Istambul, São Paulo: lutas em comum”, 2014. Artigo Coletivo. Jornal. Casa do Povo.
“(Po)éticas de Descolonização da Memória e dos Arquivos Fotográficos – Encontro com Ana Lira”, 2022. Duração: 121’21”
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“Aula ‘Magma’ – com Ana Lira”, 2022. Duração: 90’22”
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“Jornadas:13 / Proposición de Ana Lira (BR)”, 2021. Duração: 31’19”
“Jornadas:13 / Diálogo entre Ana Lira (BR) y Nohora Arrieta (CO)”, 2021. Duração: 130’36”
ARVE Error: https://www.youtube.com/watch?v=8RgZL_xsVU4
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“CVDvive: encontros na quarentena convida Ana Lira”, 2020. Duração: 81’21”
“LIVE #02 com Ana Lira, Juliana dos Santos e Fabiana Lopes | BIENAL 12”, 2020. Duração: 101’52”
“Semana 15: Arte, política e autoritarismo em tempos pandemônicos – Parte II | Debate – artes visuais”, 2020. Duração: 127’24”
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