Amora Moreira (Amorinha)

(ultima atualização em julho/2024)

Rio de Janeiro, RJ, 1997
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ

Participante do Prêmio PIPA 2024

Amora Moreira, artista carioca autodeclarada “sampleadora visual”, cria obras que mesclam diversas fontes culturais, como o cotidiano suburbano do Rio de Janeiro, a cultura Hip Hop e a música black. Sua incursão no graffiti em 2016, aliada à experiência no Estúdio Escola de Animação, fundiu de forma íntima sua paixão pela arte digital e urbana. Utilizando principalmente técnicas digitais, suas criações são uma amálgama de colagens, fotografias, ilustrações, animações e vídeos.

Desde 2020, Amora tem marcado presença em eventos dedicados à arte urbana, como o Rua Walls e a Bienal Internacional de Graffiti e Fine Art, tendo pintado murais em diversas cidades do Brasil e colaborado com artistas, como a dupla de artistas OsGêmeos em 2023. Na esfera da ilustração, seu trabalho ganhou destaque com o livro “Tayó em Quadrinhos”, publicado pela Editora Companhia de Letras. E sua habilidade comunicativa a levou a participar do Black Creator Program da Google e da Agência Creators em 2022, fortalecendo sua conexão com grandes marcas.

Além de sua produção artística, Amora nutre um grande interesse por novas tecnologias e se dedica à avatarização de sua personagem, Amorinha, atualmente exposta na galeria Social Crypto Arte, do coletivo 2050. Apesar de ter cursado História da Arte e Escultura na Escola de Belas Artes (UFRJ), seu interesse pelas técnicas digitais a levou a iniciar uma graduação em Design na ESDI-UERJ, ainda não concluída.

Site: amoramoreira.myportfolio.com/ & instagram.com/amori.nha


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA