Allan Weber

(ultima atualização em agosto/2023)

Brás de Pina, RJ, 1992
Vive e trabalha em Rio de Janeiro, RJ

Representado pela Galeria Galatea

Indicado ao Prêmio PIPA 2023

Allan Weber nasceu e vive na comunidade das 5 Bocas em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Entre as experiências que despertaram seu interesse pela arte estão o seu contato com a pixação e com a fotografia, esta última pela via do skate. Em 2021, acompanhou o curso Formação e Deformação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e abriu a galeria 5 Bocas, local onde organiza ações na comunidade. No título de sua primeira exposição individual, o artista nos diz “Existe uma vida inteira que tu não conhece” (2020) – explicitando, assim, o seu interesse em convocar e mobilizar o olhar do outro em direção a um estrato da sociedade que é tão estigmatizado quanto negligenciado. 

Em maio de 2020, a série fotográfica “Tamo junto não é gorjeta”, feita durante a pandemia do coronavírus, quando trabalhou como entregador de lanche, foi capa da revista Zum #20. Nessas imagens, o abismo entre a vivência dos seus colegas de trabalho e aquela dos clientes dos deliveries é explicitado. No mesmo ano, publicou em edição independente o fotolivro “Existe uma vida inteira que tu não conhece”, homônimo à sua primeira individual. Desde então, destacam-se as séries “Dia de baile” (2021-2022) e “Traficando arte” (2021-2022). Em ambas, o artista se apropria de elementos ligados à cultura e à realidade das comunidades periféricas do Rio de Janeiro e os ressignifica ao criar objetos, colagens e composições que remontam à tradição construtiva na arte brasileira.

Site: www.instagram.com/allanweber_/

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:


Posts relacionados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA