(Rio de Janeiro, RJ)
Neste sábado, dia 17 de agosto, das 17h às 21h, o Largo das Artes realizará a abertura da exposição coletiva Uma fagulha de eternidade. Atravessada por ensinamentos de Nêgo Bispo, Marisol de la Cadena e Lynn Margulis, a mostra, sob a curadoria de Rubens Takamine em colaboração com Maíra Marques, curadora geral do Largo, reúne artistas de diferentes contextos e gerações com o intuito de cruzar múltiplas perspectivas de amor sobre a terra.
Como compartilhado no texto de divulgação, “Somos apenas resquícios diante do tempo longínquo da eternidade. O café, a juta, o sal, o barro, a areia, a cera de abelha – alguns dos elementos pesquisados pelas artistas da mostra – serão testemunhas de nossas existências. Trata-se de uma cápsula do tempo com obras-rastros, marcas de resistência, mensagens para o futuro, heranças, transmissões, provas de amor e de redenção, daquilo que queremos resguardar.”
A seleção é composta por um conjunto de obras inéditas e outras históricas. Os artistas Alessandro Fracta, Ana Paula Lourenço, Anna Bella Geiger, Asmahen Jaloul, Mari Bley e Ynaiê Dawson, Maria Laet, Mayra Karvalho, Milu Almeida, Sília Moan, Tuca Mello e Ygor Landarin nos guiarão em direção à crosta ctônica.
No dia 27/08, terça-feira, às 19h, haverá uma ativação especial com a exibição de filmes dos artistas libaneses Nour Ouayda e Vartan Avakian, sob curadoria convidada de Amanda Abi Khalil, que fez parte do Comitê de Indicação do PIPA 2019 e já participou do PIPA Podcast (leia mais e escute o episódio “Online Curatorship”, gravado em inglês).
“Uma fagulha de eternidade”
Abertura: 17 de agosto (sábado), 17h às 21h
Visitação: 19 de agosto a 14 de setembro
Largo das Artes
Rua Luís Camões, 2, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Aos sábados, de 14h às 18h
Demais dias mediante agendamento: @ev_largo / (21) 98155-4730