Hanayrá Negreiros, residência The PIPA Foundation, 2024, foto: Gina Lampen

Residência The PIPA Foundation: veja a entrevista da curadora Hanayrá Negreiros para a University of the Arts London

O portal da University of the Arts London (UAL) divulgou recentemente uma entrevista com a curadora Hanayrá Negreiros, que passou 1 mês em Londres como parte da primeira residência da The PIPA Foundation em parceria com a Chelsea College of Arts e o centro de pesquisa TrAIN da UAL (leia mais sobre a seleção e sobre a iniciativa). Na residência, ela teve a oportunidade de avançar sua pesquisa curatorial de interseções entre arte e moda, com foco na diáspora africana no Brasil, tendo acesso a renomados museus, galerias de arte e bibliotecas.

O perfil de Instagram da UAL postou um vídeo em que Hanayrá se apresenta e relata suas aspirações e percepções a partir da experiência na universidade, enquanto passeia por alguns ambientes do campus. O registro em vídeo é um convite para o público ler a entrevista completa, divulgada no portal da universidade e conduzida por Euan McLaren.

No texto, Hanayrá fala sobre sua origem, sua formação e sua pesquisa, mencionando áreas de interesse, e também sobre o período em Londres. Quanto à vivência na Chelsea College of Arts, a curadora compartilha que:

“Minha experiência foi incrivelmente enriquecedora. Para começar, morar no campus do Chelsea College of Arts por um mês foi realmente inspirador. Mesmo durante o período de férias, a universidade permaneceu aberta e o ambiente era muito acolhedor. Tive a oportunidade de conhecer pesquisadores e professores, trocando experiências e referências. Também tive a chance de apresentar minha pesquisa e explorar muitas outras instituições de arte, o que, sem dúvida, ampliou minha perspectiva sobre artes visuais e moda, bem como as possíveis conexões que podemos estabelecer entre o Brasil e o Reino Unido.” [tradução].

Leia a entrevista na íntegra, disponível em inglês: “The PIPA Foundation Residency: An interview with curator and scholar Hanayrá Negreiros”.

Como próximos passos, a curadora está escrevendo um artigo para os portais do PIPA contando sobre suas descobertas em Londres, e ela participará do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2025, podendo, assim, nomear artistas para a próxima edição do prêmio.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA