Até 20 de outubro, o PIPA apresenta no Paço Imperial do Rio de Janeiro duas exposições: dos Premiados de 2024 – Aislan Pankararu, Aline Motta, enorê e Nara Guichon –, e da coleção do Instituto PIPA, realizada olhando para o acervo a partir da celebração dos 15 anos de trajetória (leia mais sobre as mostras). Durante esse período, organizamos diversas atividades para expandir as reflexões despertadas pelas exposições, e para aproximar o público desse universo artístico, proporcionando encontros com artistas e outros agentes do meio.
Como parte da programação, nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, às 16h, realizaremos a conversa “Iniciativas de sustentação: pensar o apoio à arte brasileira” no Paço Imperial. Com tema que se conecta ao marco de 15 anos do Instituto PIPA, a conversa tratará do papel das instituições e de demais iniciativas no apoio e no fomento à arte brasileira, refletindo sobre essa dinâmica a partir da fala de profissionais com abordagens e práticas diversas no meio artístico. Pensar o trajeto até aqui, e os possíveis caminhos pela frente.
A troca contará com Lucrécia Vinhaes (co-fundadora e coordenadora do Instituto PIPA), Luiz Camillo Osorio (curador do Instituto PIPA), Carla Oliveira (diretora artística e co-fundadora da plataforma Lira), Gabriela Davies (curadora e co-fundadora da plataforma Comadre) e Luiz Chrysostomo (Presidente do Conselho do Museu de Arte do Rio de Janeiro). Oliveira, Davies e Chrysostomo também fazem parte da história do Prêmio, tendo integrado, em diferentes edições, o Comitê de Indicação.
Teremos prazer em receber o público na Sala dos Archeiros, localizada no segundo andar do Paço Imperial.
Confira a programação completa com as demais atividades realizadas e agendadas para agosto.
“Prêmio PIPA 2024: Aislan Pankararu, Aline Motta, enorê e Nara Guichon” e
“Coleção do Instituto PIPA: 15 anos…”
Visitação: de 04 de agosto a 20 de outubro de 2024
Paço Imperial
Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
De terça a domingo, das 12 às 18h
Entrada Franca