“Cartas para o futuro” traz intervenções em fotografias de coleções do MIS-PR

“Cartas para o futuro”, com Bruna Alcantara
Curadoria de Michele Michelletto
Em cartaz de 28 de junho a 22 de setembro de 2024 

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba
Visitação: Terça a sexta-feira das 10h às 19h. Sábados e domingos das 10h às 18h

“Cartas para o futuro”, individual de Bruna Alcantara, apresenta 46 obras inéditas da artista, criadas a partir de fotos antigas de mulheres, digitalizadas do acervo fotográfico do MIS Paraná e selecionadas pela artista. Utilizando fotos das coleções Guilherme Glück, Dario Velloso, Stelinha Egg, além de outras relíquias do antigo estúdio de fotografias Foto Brasil, Bruna transformou imagens do século passado com intervenções em bordado, colagem e pintura, dando nova vida e voz às figuras retratadas em obras que estabelecem um diálogo entre as mulheres do passado e do presente, refletindo as mensagens para o futuro. 

A artista também destaca na mostra a importância de recontar a história dessas mulheres sob uma nova perspectiva, considerando que as fotos originais foram tiradas por fotógrafos homens em épocas de maior repressão e silenciamento feminino. “Minha intenção foi fazer com que as mulheres dessas fotos consigam falar. Para mim, é como se elas estivessem falando o que não tiveram a chance de dizer, sobre coisas que elas sequer puderam fazer”, além de apoiar o empoderamento feminino com palavras inspiradoras, como “ Estude”,“Ame-se” e “Somos maioria”. 


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA