Gabriela Mureb, "Torre" (2023), e iah bahia, "Armor" (2018). Foto: Emanuel de Almeida

Coletiva no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica reúne artistas de diferentes gerações da Escola de Belas Artes da UFRJ

“Uma estrela é um fósforo”, coletiva
De  08 de junho a 06 de julho, 2024

Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 18h

Até 6 de julho, está aberta para visitação no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica a mostra Uma estrela é um fósforo, reunindo artistas de diferentes gerações que passaram pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), entre graduandos, egressos e docentes, incluindo Mari Fraga, Gabriela MurebMayana Redin, Ronald Duarte, e iah bahia. A imagem em destaque nesta postagem sintetiza o cerne da exposição por apresentar obras de professora e aluna: Mureb e bahia, respectivamente.

A premissa curatorial foi cruzar múltiplas narrativas acerca da produção artística e, de modo geral, criar um recorte da vasta produção de conhecimento por parte de pesquisadores que constituem a Escola de Belas Artes. A curadoria é de Agatha Fiúza, Emanuel de Almeida, Lorena Perassoli e Dinah de Oliveira – estudantes e professora da universidade – com colaboração de Rubens Takamine e assistência de Clara Borges. A imagem da estrela surge como solução menos beligerante que o fogo e uma mirada para além da ruína. Ideias se movimentam rapidamente pelo espaço, são desejos que tomam forma e sentido. Entre desejos, o de investigar estrelas.

Participam da coletiva: Ágatha Fiúza, Ana Ferraz, Andréa Hygino, Camilla Braga, diego guayó, Elisa Glener, Gabriel Blazar, Gabriela Mureb, Hiata Bastos, iah bahia, Indigo Braga, Isadora Aventureira, João, Ju Angelino, Luísa Pereira, Mariana Parayzo, Mari Fraga, Mayana Redin, Mery Horta, Rafael Amorim, Ronald Duarte, Rubens Takamine, Sara Tostes e varone.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las e para visualizar as legendas:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA