Vista da Exposição dos Premiados PIPA 2022, Foto: Fabio Souza

Arquivo PIPA: Assista ao vídeo da visita guiada na mostra dos Premiados do PIPA 2022

O Arquivo PIPA é o quadro em que compartilhamos algum vídeo de nosso extenso arquivo, convidando o público a mergulhar nos demais conteúdos, e lembrando que o Prêmio PIPA não é apenas uma premiação que ocorre em um momento específico do ano: é também uma plataforma repleta de material gratuito sobre arte contemporânea brasileira. Encontre mais conteúdo audiviosual na aba “Vídeos”, no topo do site.

Para esta semana, selecionamos o vídeo da visita guiada à exposição dos Premiados do PIPA 2022 que ocorreu no Paço Imperial do Rio de Janeiro, apresentando Coletivo Coletores, JosiUÝRA, e Vitória Cribb, escolhidos entre os 61 artistas participantes daquela edição pelo Conselho do PIPA.

No registro, produzido pela Do Rio Filmes, três dos premiados, acompanhados do curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, e da fundadora e coordenadora do Instituto, Lucrécia Vinhaes, contam ao público sobre as obras expostas na mostra, abordando as técnicas utilizadas e as pesquisas que desenvolvem – UÝRA não pôde estar presente na abertura, mas teve seu trabalho apresentado pelo curador. As obras se materializam por meio de projeções, videomapping, fotografia, água de feijão preto sobre tecido, esculturas em cerâmica, e mais, explorando tanto artesanias ensinadas há gerações quanto técnicas digitais, com tecnologias recentes. No momento do anúncio dos Premiados, Luiz Camillo Osorio afirmou que “Acima de tudo, vemos nestes artistas um engajamento poético e político com o universo periférico e com uma experimentação ecológica e social que integra o humano a todas as formas de vida proliferantes.”

Conheça mais sobre os Artistas Premiados do PIPA 2022 acessando suas páginas e baixando o catálogo do PIPA 2022, que conta com diversos materiais sobre cada um dos quatro, incluindo biografia, imagens de obras, texto crítico exclusivo e uma entrevista com Luiz Camillo Osorio. Diversas obras dos quatro artistas passaram a integrar a coleção do Instituto PIPA.

Veja algumas imagens da exposição (fotos: Fabio Souza)



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA