Ana Coutinho, "Vasos Condutores do Tempo", curadoria de Keyna Eleison, foto: A&F Art Films

“Vasos Condutores do Tempo”: Site-specific da artista Ana Coutinho com curadoria de Keyna Eleison

(Rio de Janeiro, RJ)

Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, a artista Ana Coutinho abre ao público sua instalação site-specific no terceiro andar do Espaço Portinho, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, com curadoria de Keyna Eleison. A artista usou as janelas do local como suporte para desenvolver seu trabalho, criando diversas formas que, com a incidência da luz solar, são refletidas, avançando para outras áreas além do vidro. Nesse movimento, que varia nos diferentes horários do dia, a abstração ganha novas projeções e significados. São apresentadas, também, pinturas em tela, das quais parte foi realizada a partir dos reflexos dos traços.

Na instalação, a artista explora o mapeamento do tempo por meio da materialização de novas formas e convida o espectador a se sentir dentro da obra e a observar a fragilidade de cada pincelada sobre a própria pele. Assim, a sugestão passada aos visitantes é vestir roupas claras e leves, para uma maior interação com o trabalho. A direção artística é assinada por Carla Oliveira, e a direção executiva, por Joana Marinho.

Durante a abertura, que ocorrerá de 10h às 17h e contará com a presença da curadora Keyna Eleison, será realizada uma projeção da vídeo-instalação “Vasos sobre a pele”. No dia 28 de maio, terça-feira, haverá uma mesa de conversa entre Eleison e a artista, abordando o processo de construção da narrativa da instalação. Já nos dias 04 e 05 de junho, quarta e quinta-feira, a artista fará uma performance com luz, sombra e pintura das telas. O encerramento será no dia 07 de junho, sexta-feira.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las (fotos A&F Art Films):

Cronograma de visitação
24/05 à 28/05 – Visitação das 10h às 14h, exceto domingo 26/05
28/05 (terça-feira) – Mesa de conversa entre Keyna e a artista falando sobre todo o processo de construção dessa narrativa
04 e 05/06 (quarta e quinta-feira) – Performance da artista com luz, sombra e pintura das telas das 10h às 14h
07/06 (sexta-feira) – Finissage, das 10h às 17h
Espaço Portinho
Av. Rodrigues Alves, 135, 3º andar. Centro, Rio de Janeiro, RJ
Estacionamento próximo: Estapar  (Av. Rodrigues Alves, 173)
VLT próximo: Estação museus

Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA