JOSÉ ROBERTO BASSUL, sem título (da série "Diálogo Abstrato"), 2021

José Roberto Bassul cria paralelos entre Álvaro Siza e Oscar Niemeyer em nova individual

(Rio de Janeiro, RJ, e Ilha da Madeira, Portugal)

José Roberto Bassul abre no dia 08 de maio na Galeria Mercedes Viegas “Siza e Oscar, diálogos além-mar”, no Rio de Janeiro, sua nova individual. A exposição, que acontece simultaneamente na Ilha da Madeira, Portugal, reúne quatorze fotografias em preto e branco, e abriga uma conversa geométrica entre os arquitetos Álvaro Siza e  Oscar Niemeyer.

A curadora da exposição, Marcia Mello, conta que a mostra “reúne pormenores de duas edificações: a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre e o Hotel Pestana  Casino Park na Ilha da Madeira. O fotógrafo busca similitudes entre as obras de Álvaro Siza e Oscar Niemeyer ao constatar que o arquiteto português tem apenas uma obra no Brasil, assim como o arquiteto brasileiro tem apenas uma em Portugal. Imbuído do lirismo dessas duas construções e de sua capacidade de conceber o intangível, Bassul constitui um arquivo imaginário de  simetrias.” 

“José Roberto Bassul extrai identidades e dá nova vida aos volumes idealizados por dois dos  maiores arquitetos de nosso tempo, unidos pelo idioma e por um repertório modernista de for mas. Num exercício de interpretação livre de amarras, Bassul identifica traços – imperceptíveis  num simples relance – e constrói imagens que libertam a imaginação”, descreve Mello.  

“Siza e Oscar, diálogos além-mar”
Curadoria de Marcia Mello
Em cartaz de 08 e maio a 15 de junho, 2024

Galeria Mercedes Viegas
Rua Abreu Fialho, 5, Rio de Janeiro, RJ
De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA