Elvis Almeida apresenta “Recorte de sol sobre palco em penumbra”

(Rio de Janeiro, RJ)

“Recorte de sol sobre palco em penumbra”, com Elvis Almeida (veja mais detalhes sobre o trabalho do artista aqui)
De 23 de maio a 22 de junho de 2024

Galeria Silvia Cintra+Box4
Rua das Acácias, 104 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 19h | Sábado de 12h às 16h
Telefone: 21 2521-0426

A mostra é composta de 16 pinturas inéditas que contemplam a sua mais recente produção artística, que derivam da observação da refração dos raios solares que invadiram a penumbra do ateliê do artista, localizado em  Ramos, bairro do subúrbio carioca, em meio a um calor debilitante que deve facilmente ultrapassar os 40ºC – ou pelos menos essa é a sensação de Elvis.  

O título da exposição funciona como uma metáfora, na qual Elvis relaciona o ateliê com o palco de  um teatro. O repentino recorte de sol o presenteou com um cenário pronto, abrindo as cortinas  vermelhas. As pinturas, não seriam nada além da encenação de um ator – ou melhor, de um pintor – que  tenta acompanhar, com gestos, formas, sentimentos e cores, os vestígios de uma projeção luminosa que  rapidamente se dissipa. Elvis evidencia como a pintura pode ser um exercício de observação sobre o  mundo em nossa volta, e para compartilhar de sua perspectiva conosco, cria esse cenário que fala sobre  espaço, tempo e memória. 

Em suas obras, percebe-se uma busca constante pelo instante fugidio, efêmero, incapaz de ser  traduzido de forma plena. Talvez por esse motivo, as cores vibrantes e as repetições de padrões sejam a  forma que encontra para materializar e ultrapassar essa incapacidade tácita. Em seu processo, procura sempre colocar-se em uma situação de instabilidade. Sem projetos, esboços ou modelos, essa estratégia  permite que procure soluções ao longo do percurso. Talvez a grandeza da obra de Elvis seja o fato de nos  tornarmos insignificantes diante dela, por suas qualidades indecifráveis e impermanentes.


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA