Conheça páginas de Artistas Participantes do PIPA 2024

Nesta 15a edição do Prêmio PIPA, estão participando ao todo 62 artistas – dos quais 48 foram indicados pela primeira vez – escolhidos pelo Comitê de Indicação. Assim como nas últimas edições, o Prêmio está focado na produção mais recente, sendo voltado para artistas que realizaram sua primeira exposição individual ou coletiva há no máximo 15 anos.

Um importante momento de toda edição se dá com a criação das páginas de cada Artista Participante nos sites em português e inglês do Prêmio: todos os artistas que participam da premiação têm sua própria página, onde estão reunidas imagens de trabalhos, textos, vídeos, informações sobre a trajetória, entre outros conteúdos. Essas páginas que estão sendo adicionadas agora, somadas às já existentes, constituem uma fonte de consulta e pesquisa sobre a arte contemporânea brasileira, e podem ser posteriormente atualizadas a partir do envio de mais material pelos artistas, estando assim sempre à par dos novos momentos da produção de cada um.

Além desse conteúdo, as páginas também contam com uma vídeo-entrevista oferecida pelo PIPA e realizada pela produtora Do Rio Filmes, formato que possibilita que o artista apresente seu trabalho ao público de uma forma mais próxima e pessoal. Além do vídeo individual, este ano preparamos um compilado com respostas curtas dos artistas a algumas perguntas acerca do universo artístico: desafios, inspirações, rotina, entre outras questões que atravessam o processo criativo dos artistas.

Confira, abaixo, o primeiro vídeo compilado da série, com a pergunta “O que mais te influencia e te move em direção à arte?” e, em seguida, a página e o vídeo-entrevista de cada um:

Alexandre Canonico

Pirassununga, SP, 1974
Vive e trabalha em Londres, Reino Unido e São Paulo, SP

Talles Lopes

Anápolis, GO, 1997
Vive e trabalha em Anápolis, GO

Elvira Freitas Lira

Arcoverde, PE, 1999
Vive e trabalha entre Pernambuco, PE e São Paulo, SP

Maurício Chades

Gilbués, PI, 1991
Vive e trabalha entre Los Angeles, EUA; Brasília, DF; e Alto Paraíso de Goiás, GO

Ziel Karapotó

São Sebastião, AL, 1994
Vive e trabalha na Reserva Indígena Marataro Kaeté, Igarassu, PE



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA