Conheça páginas de Artistas Participantes do PIPA 2024

Nesta 15a edição do Prêmio PIPA, estão participando ao todo 62 artistas – dos quais 50 foram indicados pela primeira vez – escolhidos pelo Comitê de Indicação. Assim como nas últimas edições, o Prêmio está focado na produção mais recente, sendo voltado para artistas que realizaram sua primeira exposição individual ou coletiva há no máximo 15 anos. O objetivo do PIPA 2024 é ser um incentivo para artistas em início de carreira, com produção diferenciada.

Um importante momento de toda edição se dá com a criação das páginas de cada Artista Participante nos sites em português e inglês do Prêmio: todos os artistas que participam da premiação têm sua própria página, onde estão reunidas imagens de trabalhos, textos, vídeos, informações sobre a trajetória, entre outros conteúdos. Essas páginas que estão sendo adicionadas agora, somadas às já existentes, constituem uma fonte de consulta e pesquisa sobre a arte contemporânea brasileira, e podem ser posteriormente atualizadas a partir do envio de mais material pelos artistas, estando assim sempre à par dos novos momentos da produção de cada um.

Além desse conteúdo, as páginas também contam com uma vídeo-entrevista oferecida pelo PIPA e realizada pela produtora Do Rio Filmes, formato que possibilita que o artista apresente seu trabalho ao público de uma forma mais próxima e pessoal. Além do vídeo individual, este ano preparamos um compilado com respostas curtas dos artistas a algumas perguntas acerca do universo artístico: desafios, inspirações, rotina, entre outras questões que atravessam o processo criativo dos artistas.

Confira, abaixo, o primeiro vídeo compilado da série, com a pergunta “Como você lida com as novas tecnologias?” e, em seguida, a página e o vídeo-entrevista de cada um:

Natan Dias

Vitória, ES, 1990
Vive e trabalha em Vitória, ES

Mari Nagem

Belo Horizonte, MG, 1984
Vive e trabalha entre Nova Iorque, EUA e São Paulo, SP

Manuela Costa Silva

Goiânia, GO, 1993
Vive e trabalha em Goiânia, GO

Gabriel Massan

Nova Iguaçu, RJ, 1996
Vive e trabalha em Berlim, Alemanha

Maria Eugênia Matricardi

Cuiabá, MT, 1988
Vive e trabalha em Brasília, DF



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA