Ateliê397 abre duas exposições simultâneas: “Prometo falhar” e “Like a Virgin: o Primeiro Vídeo a Gente Nunca Esquece”

(São Paulo, SP)

Com abertura no sábado, 4 de maio, dois projetos expositivos ocupam o novo endereço do Ateliê397, em São Paulo, SP: “Prometo falhar”, com Érica Storer, e Like a Virgin: o Primeiro Vídeo a Gente Nunca Esquece”, com a exibição do vídeo experimental Novela Vaga, produzido em 1996 por um grupo de artistas sob o heterônimo de Phillipe Ledoux. As duas iniciativas acompanham textos curatoriais de Bruna Fernanda, pesquisadora feminista e integrante da gestão do Ateliê397. Fernanda foi uma das finalistas da residência para Jovens Curadores da The PIPA Foundation.

Em “Prometo falhar”, Storer apresenta um trabalho multimídia iniciado em 2018 que se desdobra em instalação, objetos e performance coletiva. Nele, todo o ambiente expositivo é recoberto com panos de limpeza multiuso, da marca Perfex. Objetos de uso doméstico, como cadeiras, balde e um ventilador, também cobertos pelo pano, completam a instalação.

A eficiência e a versatilidade na limpeza prometida pelas propagandas do produto contrastam com a evidente fragilidade do material e seu rápido desgaste após o uso, construindo um ambiente em que o slogan publicitário de “alta performance” tende ao colapso. “Há também uma reflexão sobre o trabalho doméstico, os objetos e os corpos generificados, que estão colocados em um lugar de uso e de eficiência que, materialmente, são insustentáveis”, explica a curadora Bruna Fernanda.

“Like a Virgin: o Primeiro Vídeo a Gente Nunca Esquece” exibe Novela Vaga (Feuilleton Imprècis, 2006), assinado pelo diretor Philippe Ledoux, um heterônimo criado pela artista Dora Longo Bahia e por Marcelo Arruda, Marcelo Ferrari, Priscila Farias e Renato Cohen. O vídeo conta a história das gêmeas Claudette (a má) e Claudine (a boa) e suas relações amorosas violentas e trágicas. A narrativa é construída pela sobreposição de estereótipos visuais e narrativos na nova onda do cinema francês da década de 1960 e das telenovelas brasileiras da década de 1990.

“Prometo falhar”, com Érica Storer e Like a Virgin: o Primeiro Vídeo a Gente Nunca Esquece”, de Phillipe Ledoux (Dora Longo Bahia, Marcelo Arruda, Marcelo Ferrari, Priscila Farias e Renato Cohen)

Ateliê397
Travessa Dona Paula, 119A – Higienópolis, São Paulo, SP
Abertura: 4 de maio, das 14h às 19h
Visitação: de 7 de maio a 1º de junho
De terça a sábado, das 14h às 18h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA