Anúncio dos Artistas Premiados do PIPA 2024

O Conselho do Prêmio PIPA 2024 selecionou quatro artistas entre os 62 artistas participantes dessa 15ª edição do Prêmio, que foram indicados pelo Comitê de Indicação.

Os quatro vencedores de 2024, denominados Artistas Premiados, são: Aislan Pankararu, Aline Motta, enorê, e Nara Guichon.

O curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, comenta a escolha:

“Os quatro premiados da 15ª edição do PIPA – Aislan Pankararu, Aline Motta, enorê e Nara Guichon – mostram vitalidade incomum em suas obras, incorporando temporalidades heterogêneas a processos de formalização arrojados. Seja pela retomada de artesanias tradicionais, seja pelo uso de tecnologias de ponta, estas quatro poéticas trabalham formas de perceber o presente nada convencionais. Acima de tudo, experimentando novos agenciamentos entre história e fabulação, artesania e delírio, ancestralidade e ciência, arte e ecologia.

É forçando os limites das linguagens que a arte explora o desconhecido, liberando a imaginação a ir além do que já conhecemos. Só assim, no meio de uma crise civilizacional como a que vivemos hoje, é que poderemos reconfigurar passados abortados e abrir horizontes de expectativa inesperados em relação ao que virá. Este é o compromisso do PIPA, enquanto uma janela para o que se passa na cena brasileira dos últimos 15 anos: evidenciar os vários brasis que convivem, não necessariamente de forma pacificada, no interior do mesmo país.”

A exposição do Prêmio PIPA 2024 com os quatro artistas será realizada em paralelo à exposição de 15 anos do Instituto PIPA no Paço Imperial do Rio de Janeiro, entre 03 de agosto e 20 de outubro de 2024.

Antes do término da exposição, será lançado o catálogo do Prêmio PIPA 2024. Para ter acesso aos catálogos das edições anteriores, clique aqui.

Visite o site do Instituto PIPA para conhecer nossa coleção.

Conheça também a The PIPA Foundation, instituição criada para ampliar a inserção da arte contemporânea brasileira internacionalmente.

Acompanhe sempre as novidades do PIPA em nossos sites e redes sociais: Instagram, FacebookX, e se inscreva no nosso canal do Youtube.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA