Vivian Caccuri, Vista da exposição "Contratempo", Curadoria de Lucas Albuquerque, Casa Museu Eva Klabin, 2024, foto: Mário Grisolli

Lucas Albuquerque, membro do Comitê de Indicação do PIPA 2024, é o novo coordenador curatorial da Casa Museu Eva Klabin

Lucas Albuquerque, pesquisador, bacharel em História da Arte e mestre em Processos Artísticos pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), é o mais novo coordenador curatorial da Casa Museu Eva Klabin, localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Tendo trabalhado com artistas, curadores e pesquisadores de diversos países como Reino Unido, França, Espanha e Holanda, e realizado a curadoria de exposições em museus e galerias nacionais e internacionais, Albuquerque integra a equipe da Casa Museu produzindo um fértil diálogo entre os itens históricos expostos e a arte contemporânea. A antiga residência de Eva Klabin abriga um dos mais importantes e diversificados acervos de arte clássica dos museus brasileiros.

“O principal objetivo é abrir a casa e sua coleção para os artistas e suas maneiras de ler o tempo. Acredito que aprender com artistas e fomentar sua produção é fundamental para uma instituição nos dias de hoje. Isso é repensar o lugar da memória a partir de uma história singular, como a de Eva, e nossos papéis enquanto agenciadores (e sonhadores) do futuro — este é o compromisso de uma casa-museu”, afirma Lucas Albuquerque.

Casa Museu Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
Visitação: Quarta a domingo, das 14h às 18h
Entrada livre e gratuita
Telefone: (21) 3202-8550
E-mail: cultura@evaklabin.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA