“Idílio Tropical” reúne paisagens cariocas sob o olhar de Danilo Ribeiro

(Rio de Janeiro, RJ)

Danilo Ribeiro apresenta a mostra “Idílio Tropical”, em que ele reune obras inéditas entre pinturas em acrílica, aquarelas e guache criadas entre 2023 e 2024. As pinturas homenageiam a cidade do Rio de Janeiro através de marcos arquitetônicos da cidade. A partir do dia 10 de abril, a visitação está aberta ao público das 10h às 19h, de segunda a sexta.

Segundo Vanda Klabin, curadora da mostra, “A paisagem e os atributos urbanos foram incorporados às práticas artísticas de Danilo Ribeiro como uma releitura visual do que se entende como banal no espaço de uma cidade, como uma espécie de fragmentos visuais de representação de uma realidade vivida. Seduzido pelos acontecimentos do cotidiano, o artista focaliza uma aderência às circunstâncias da cidade do Rio de Janeiro, suas contradições, suas múltiplas e diversificadas atividades, como se estivesse cartografando um espaço já conhecido e reconhecido. Lugares de memória, marcos históricos e antropológicos tornam-se protagonistas dessa cenografia, como um dispositivo plástico para o entendimento da dinâmica do mundo contemporâneo. Danilo traz um outro continente para esse mundo opaco, silencioso, sem estridências, anônimo, despovoado, como se fosse uma estética em repouso. As imagens emergem diante dos nossos olhos, criando um elo coletivo, mescla o que está ali e que foi capturado como se indagasse o seu sentido e a sua direção, alinhando as imagens em um outro possível cenário”.

Ribeiro apresenta a nova série Viagem pitoresca ao Rio de Janeiro contemporâneo, iniciada em 2011, em que testemunha o seu sentido de captura e reflexão pictórica. Os relatos das expedições científicas e dos viajantes naturalistas, são o ponto de partida da série. O artista utiliza “cores vivazes, acentos cromáticos, céus crepusculares, tons amarelados saturados, enquadramentos fragmentados sem maior preocupação atmosférica, tudo colocado no mesmo plano e que dinamizam as superfícies compositivas como se pintasse diretamente no espaço urbano”, relata Klabin. 

“Idílio Tropical”
A partir de 10 de abril de 2024
Artur Fidalgo Galeria
R. Siqueira Campos 143 — 2° piso — Loja 1, Copacabana Rio de Janeiro RJ
De segunda à sexta, das 10h às 19h


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA