Gabriela Noujaim apresenta resultado de imersão em Portugal

(São Paulo, SP)

Gabriela Noujaim apresenta até o dia 11 de maio a mostra “Da terra à fonte”, com curadoria de Ana Carla Soler, na Galeria Izabel Pinheiro, em São Paulo. A exposição é resultado da residência artística que Noujaim realizou no interior de Portugal, acessando vilarejos e entrevistando personagens que carregam em terras colonizadoras a herança dos conhecimentos ancestrais femininos. Desde 2016, a artista participa ativamente das reuniões do sagrado feminino, compartilhando trocas e aprendizados com as indígenas da Aldeia Maracanã, e da etnia Guajajara, zelando pela relação fundamental entre humanos, natureza e animais. A artista faz, então, o trajeto inverso ao da invasão portuguesa no projeto de expansão marítima, munida de bagagem intelectual dos saberes indígenas brasileiros. A artista atravessou o oceano Atlântico para um confronto que resultou na mostra.

O título da exposição “Da terra à fonte” é um homônimo do livro-obra criado por Noujaim, onde denuncia a exploração exacerbada da terra. Na obra estão fotografias e textos originários da experiência em Portugal, que se revelam invisíveis aos olhos nus, porém na presença da luz, se afloram fluorescentes. Ao todo, são 17 trabalhos entre gravuras, fotografias, instalações, áudio, escultura e vídeo, que abrangem uma exposição interativa, trazendo ao visitante experiências sensoriais e emocionais imersivas com as obras da artista.

A multiplicidade de suportes demonstra que a mensagem que a artista quer transmitir supera a linguagem escolhida e aflora elementos da natureza, cicatrizes do desmatamento e a exploração desenfreada dos recursos naturais pela humanidade, que refletem a essência do corpo de trabalho da artista.

Da Terra à Fonte
Individual de Gabriela Noujaim
Curadoria Ana Carla Soler
De 13 de abril a 11 de maio de 2024

Galeria Isabel Pinheiro
R. Barra Funda, 849 – Santa Cecilia, São Paulo – SP
Visitação: de terça a sexta-feira das 12h às 18h e aos sábados das 11h às 17h30


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA